terça-feira, 12 de julho de 2016

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO GENUINA (3)




 Josué 2
SEU ATO DE FÉ (versos 1-6).
        A vida de Raabe é uma lição impressionante sobre a livre atuação da misericórdia de Deus entre os homens; de como Ele, em meu ao juízo merecido, estende sua mão para livrar uma mulher com sua família. Quão maravilhosa é a graça e quão poderosa é a ação da fé. A guerra não era de Israel, mas sim de Deus; o Senhor dos exércitos estava agindo em punir as nações em Canaã e ali estabelecer a nação da qual viria o Salvador ao mundo, e Raabe faria parte dessa nação. Quando os espias entraram em Jericó é claro que se fossem descobertos como inimigos, certamente seriam massacrados, mas Deus havia enviado aqueles dois jovens para que eles fossem como missionários e pudessem ter uma experiência inaudita dos atos de Deus em salvar perdidos.
        O que aconteceu ali? Apesar de ser participante daquele povo que estava sob a maldição de Deus, eis que Raabe já havia se desligado no coração dos seus compatriotas. Raabe guardou por muitos anos a história da atuação do Deus de Israel; ela queria conhecer esse majestoso Deus e sabia bem que seus atos poderosos atingiriam todas aquelas nações. A vinda de Israel para Canaã era sinal de guerra; era o Deus do céu anunciando ao mundo que Ele estava marchando para destruir todo mal e estabelecer sua justiça e seu juízo na terra. É incrível o que acontece quando Deus opera a fé no coração! Foi assim na vida de Raabe, pois aquela mulher foi ensinada no íntimo que o verdadeiro Deus era o Deus de Israel; o temor do Senhor abrigou-se em seu ser e ela realmente passou a amar esse Deus e buscar Sua misericórdia.
        Ora, é exatamente isso o que ocorre quando uma alma se converte ao Senhor. Ela se desliga no coração do seu povo; ela abandona no íntimo tudo aquilo que naturalmente é bonito, altruísta e aceitável aos homens. Quando a verdadeira fé brota no coração, não há dúvida que a verdadeira teologia é aceita e entendida ali. Não foi assim com Rute? No íntimo, seu Deus era o Deus de Noemi, por essa razão nada mais queria com o paganismo detestável da sua parentela. Conversão que não se afasta desse sistema enganador e passageiro; conversão que não se manifesta em ódio ao mundo e amor a Deus somente, certamente não é conversão genuína.
        Com Raabe foi assim. Ao ver a chegada dos espias que entraram em sua casa, eis que aquela mulher imediatamente reconheceu que foi Deus que havia enviado aqueles moços ali. Por muitos anos ela vivia angustiada no meio do seu povo; ela realmente queria alguém para lhe ajudar; ela queria ser livre e também livrar sua família da destruição que fatalmente cairia sobre sua cidade e sobre seu povo. Enquanto o rei de Jericó, o exército e toda população se preparavam para defender a cidade, no íntimo Raabe sabia que aquela luta seria inútil. Como lutar contra aquele que abriu o mar vermelho e que fez o povo passar por terra seca? A única chance para um povo escapar de Deus é rendendo-se a Deus. Aquele povo idólatra, perverso e arrogante não queria isso, pois o orgulho do coração e a confiança em seus ídolos faziam com que eles confiassem em sua defesa pessoa e na artilharia.
        A fé verdadeira lança fora toda desculpa; atira para longe toda defesa pessoal e corre para buscar socorro em Deus mesmo. Foi exatamente isso o que aquela mulher fez e quando os espias chegaram, eles simplesmente ficaram emudecidos diante da confissão daquela mulher. Eles jamais esperavam isso. Mas é exatamente isso o que o Senhor faz no meio dos homens, para mostrar que é em meio ao seu juízo que ele opera sua misericórdia. Em todos os lugares homens e mulheres se convertem ao Senhor e a verdadeira conversão sempre há de associar-se ao Deus de Israel; a verdadeira conversão sempre há de estar ligado ao povo de Deus.

Nenhum comentário: