quinta-feira, 14 de julho de 2016

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO GENUINA (5)




                                                       Josué 2
A RAZÃO DE SUA FÉ. “O temor ao Deus vivo” (8-11).
        O texto está cheio de lições preciosas aos corações que amam a Deus e à Sua graça. Por trás da humilde conversão a Deus há uma teologia prática incrível e digna de nossa profunda atenção. Os ensinos da salvação vêm de Deus e ele as passa aos seus discípulos. É claro que essas lições são aquelas que são essenciais para atrair a alma à conversão séria. As lições mais importantes são aquelas que Deus mesmo leva às almas, as outras virão posteriormente. Vemos no texto que Raabe conhecia as lições mais práticas e mais importantes que ela precisava ter, a fim de revelar que o Deus de Israel era a majestade celestial operando no meio dos homens punindo alguns e usando de compaixão com outros. Noutras palavras, a fé não vê um Deus defeituoso; não tem uma visão fraca e confusa. Quando uma alma é atraída, eis que ela presencia exatamente aquilo que lhe faz cair em si e reconhecer sua miséria e que está diante da verdade eterna. Notamos essas bênçãos graciosas na vida de Raabe em quatro lições:
        1. Consciência da soberania de Deus. “Bem sei que o Senhor...”. Ela não estava titubeando; ela não estava usando de artifícios para escapar do juízo. Aquela mulher reconheceu que estava perante o todo-poderoso; que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus e que todos os deuses inventados pelos homens eram ilusão e vaidade. Ela reconheceu que não adiantava fingir e usar de hipocrisia. Os homens no pecado, mesmo sabendo de tudo isso; mesmo vendo as grandes demonstrações das maravilhas de Deus; mesmo diante de incontestáveis provas de que o Deus da bíblia é o Deus vivo e verdadeiro, mesmo assim recusam obstinadamente a acreditar. Seus corações ficam ainda mais duros e revoltados. A tendência deles é recuar e buscar um lugar oculto, como fazem as serpentes, a fim de defender a si mesmos, como fizeram os habitantes de Jericó.
        Mas não é o caso de uma alma que se converte, porque a luz da verdade acerca de Deus brilha em seu coração, por isso ao invés de correr para longe tal alma busca refúgio nesse Deus. O Deus da bíblia é e será sempre forte refúgio para os que nele confiam; será sempre uma torre forte para os que buscam abrigo nele. A força dele para as almas arrependidas é sua paz e não sua ira. São os arrogantes que fogem; são os soberbos que se armam para lutar contra aquele que tem erguido sua bandeira de paz, a fim de oferecer salvação aos pecadores. Por esse fato Raabe não hesitou em mostrar o quanto ela compreendeu em seu coração o real significado desse Deus de Israel. E que lição esplêndida ela deu àqueles jovens que lá foram para espiar a terra.
        Ah! Quanta arrogância penetrou em corações de homens e mulheres em nossos dias! Muitos acreditam que são salvos porque fizeram uma decisão por Cristo, e assim andam contentes e seguros nessa decisão. Mas jamais tais almas conheceram no íntimo o Deus da bíblia; jamais conheceram quebrantamento; jamais viram a nudez de suas almas, por isso nunca confessaram seus pecados nem invocaram o nome do Senhor para serem salvos. Acontece que quando brilha a luz do evangelho da glória de Cristo perante seus olhos, eis que tais pessoas tendem a fugir e buscar segurança nos homens. Ora, quem crê não foge! Quem crê faz como Raabe, porque encaram sua situação pessoal perante Deus; sabe que pode escapar dos homens, mas de Deus, jamais. A conversão genuína produz temor, leva a alma a quedar-se perante o invisível e aceita a palavra de Deus como realmente ela é vinda de Deus.
        Foi nesse santo entendimento que Raabe armou o palco em sua casa; preparou tudo para avisar a Israel que ali, naquela cidade havia uma alma convertida. Tudo foi feito para avisar também ao povo de Jericó que ali, dentro da cidade cercada pelo juízo de Deus estava uma alma atingida pela misericórdia do Senhor.  

Nenhum comentário: