sexta-feira, 29 de julho de 2016

CHAMADOS PARA ANDAR COM CRISTO (4)




“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30)
AQUELE QUE CHAMA:
        Nessa impressionante passagem de Mateus vemos como nosso Senhor se identifica com o Pai eterno na comunhão com ele e na glória dele. Para esse recinto sagrado ninguém pode entrar, porque é impossível entrar nos mistérios da divindade; é impossível conhecer o que envolve o relacionamento existente entre essas benditas e eternas Pessoas. Outro detalhe é que os homens jamais poderão entender o que acontece aqui neste mundo sem que haja compreensão vinda de Deus. Quem irá compreender a razão porque Cristo passa por cidades e por multidões, realiza suas maravilhas e eles não se convertem; por que homens e mulheres, até mesmo religiosos continuam endurecidos e nem sequer se erguem para proclamar a glória de Deus e render-lhe graças.
        Os homens não conseguem explicar a razão que o mundo odeia os santos de Deus e por que Deus permite que homens como João Batista pode ser preso e aparentemente abandonado na prisão à espera da morte por decapitação. Os homens não conseguem entender e vão sempre achar que os homens têm livre-arbítrio, e que por isso nosso Senhor prega para eles à espera que eles tomem uma decisão. Mas a verdade só aparece quando vemos tudo à do verso 25, onde o Senhor exalta a majestade soberana da atuação do Pai: “Senhor do céu e da terra”. Longe da mentalidade oca, profana e perversa dos homens está o Deus que reina no céu e também reina aqui na terra, e que faz tudo conforme seu querer.
        Mas nosso Senhor vai mais longe, pois no texto afirma: “...pois ocultastes estas coisas aos sábios e instruídos...”. Que verdade que nos faz curvar perante o Senhor da glória! O mundo com todo seu fulgor, orgulho, poder, riquezas, cultura, fama, glórias e vaidades, está completamente distante de compreender que há uma vontade soberana que rege tudo e que está operando todas as coisas, para que tudo funcione segundo seus planos eternos. Não foi exatamente isso o que o Senhor falou com o soberbo Faraó? “Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra” (Romanos 9:17). Os olhos da carne veem o homem em sua ostentação, submete-se e cala perante os poderosos e instruídos. A visão da carnal olha para os ricaços, desejando beber das mesmas taças em que eles sorvem suas vaidades. Não devemos nós fugir disso e voltar em santo temor para aquele que invisivelmente tem tudo e todos sob seu poderoso controle?
        Mas alguém pode argumentar dizendo que os homens deste mundo não veem as coisas eternas porque não foram ensinados. Ah! Quanta ignorância de quem pensa assim. Mostrar as glórias do Deus invisível aos homens é uma luta inútil, porque eles não podem nem querem ver a glória de Deus. Eles nem um pouco interessam por Deus, nem o grande Senhor interessa por eles. O reino no universo pertence ao Senhor; a glória, a riqueza, o poder, enfim tudo pertence a Deus. Deus não precisa absolutamente de ninguém, nem dos anjos para ser o que Ele é, glorioso nele mesmo e auto-suficiente.
        O Senhor Jesus como homem viu a miséria humana, presenciou a indiferença e a obstinação da multidão aqui; a tristeza do Filho de Deus foi intensa, porque grandiosa é sua compaixão por uma raça caída e depravada. Mas quando ele abre um pouquinho da cortina da eternidade, suas palavras vêm para revelar o fato que os homens estão na miséria porque querem; recusam o Senhor porque amam o pecado e estão subordinados ao diabo, e só poderão conhecer a Deus se houver autorização do grande Deus, conforme vemos nas palavras do Senhor: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim...” (João 6:37).

Nenhum comentário: