quinta-feira, 21 de julho de 2016

ONDE ESTÁ A SUA CONFIANÇA? (10)




“Então dirá: Onde estão seus deuses? E a rocha em quem confiavam? Deuses que comiam a gordura de seus sacrifícios e bebiam o vinho de suas libações? Levantem-se e eles vos ajudem, para que haja esconderijo para vós outros” (Deuteronômio 32:37-38).
        Ah! Eu sei o quanto o enganoso e enganado coração humano é levado pelas diversas formas em que o pecado lhe engana. Por essa razão tenho que ser ao máximo bem persuasivo, porque aquilo que parece ser plena paz pode ser transformado de repente num turbilhão de agonia. Cuidemos, porque a função do diabo neste mundo é criar um ambiente religiosamente bem aconchegante, a fim de que os homens venham a pensar que essa calmaria externa vem de Deus e que eles estão caminhando rumo ao paraíso, quando realmente estão descendo para a destruição eterna.
        Muitos põem a confiança em sua moralidade. Conheci e conheço muitas pessoas excelentes, educadas, tratáveis e de boa conduta entre os homens. Elas seriam colocadas por mim entre aquelas que merecem um lugar no reino de Deus. Mas quanto engano da carne! Como somos levados pelo nosso enganoso sistema de pensar e agir! No reino de Deus não há lugar para isso. Posso garantir que nos dias de Noé haviam muitas pessoas excelentes, as quais do ponto de vista de Noé mereciam um lugar na arca. Mas nada disso é aceito por Deus, pois Deus só aceita em seu reino os que são chamados por ele e não por nós. Que moral possuía Cornélio! Era amado e respeitado por todos parentes, amigos e toda família. Tudo isso poderia servir de base para sua salvação, mas Deus não opera assim. Cornélio precisava chamar Pedro, a fim de ouvir que para sua salvação carecia de crer em Cristo o Filho de Deus como Salvador e Senhor (Atos 10).
        Muitos se perdem na morte eterna porque chegam perto do reino, veem a luz brilhar ali, sabem que ali é o lugar de Deus e do povo de Deus, mas não entram. Não é triste isso? Não posso afirmar que Nicodemos se converteu, mas o fato é que ele pode ouvir a verdade dos lábios do Senhor e como pode ouvir a história da salvação no Filho de Deus contada a partir do Velho Testamento (João 3). Normalmente as pessoas de boa índole e de conduta impecável no meio dos homens tendem a confiar nelas mesmas e são as que mais ignoram a verdade da salvação. Não duvidamos que entre os judeus milhares eram pessoas assim; milhares viram os grandes feitos do Senhor em Israel, mas endureceram seus corações. Podemos deixar de lado a mulher de Ló? Ela é um exemplo claro do que acontece com muitos neste mundo. Ela simplesmente recusou o Deus do seu marido, o Deus de Abraão e Sara. Por quê? Mesmo sendo uma senhora de respeito, boa esposa e boa conduta, no íntimo aquela mulher odiava o Senhor e queria marchar firmemente para habitar em Sodoma e Gomorra; não queria a solidão, mas sim uma convivência ardorosa com a sociedade.
        Outro detalhe é que a moral e boa conduta não significa absolutamente que a pessoa está livre do mal neste mundo. Sem a obra da graça salvadora, eis que homens e mulheres só terão influência neste mundo e para o bem deste sistema transitório. As luzes da moralidade e da religiosidade só servem para fazer este mundo um lugar mais adequado para viver. Normalmente satanás se utiliza das boas condutas, a fim de esconder os atos perversos.
        Também é fato que quando a maldade incendeia tudo aqui, ninguém pode escapar. Não há quem possa segurar suas paixões, as quais são transformadas em concupiscências; não há quem consiga segurar os homens, quando são arrastados pela fúria de seus desejos. Vemos isso acontecendo em nossos dias, quando homens e mulheres são transformados em perversos e aptos para destruir aquilo que antes tanto amavam. A esperança do homem está no Salvador bendito e Sua salvação, porque quando o Senhor age, eis que tudo o que natural é transformado em espiritual.
         

Nenhum comentário: