sexta-feira, 1 de julho de 2016

A FRAGILIDADE NATURAL DOS HOMENS (8)




“Mas todos nós somos como o imundo e todas as nossas justiças como trapo da imundície; todos nós murchamos como a folha e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam” (Isaías 64:6)
OS PRINCÍPIOS DA MORTE OPERANDO EM NOSSOS CORPOS
        Ainda acrescento o fato que somos completamente susceptíveis aos perigos que nos cercam. Não há qualquer pessoa neste mundo que esteja imune aos terrores da morte que ameaçam nossa existência na terra. São milhões as criaturas que, devido ao resultado do pecado estão à busca de sobrevivência, e nossos corpos são pratos favoritos de milhares de seres visíveis e ocultos aos nossos olhos. Nosso sangue é o refrigerante para pernilongos, mosquitos da dengue e outros inúmeros animais e eles fazem com que a terra não seja um paraíso para ninguém. Nosso dinheiro nada pode fazer; eles não interessam pelos nossos bens. O que levou Herodes à morte? Assim que Deus ordenou, eis que imediatamente seu corpo foi devorado por vermes (Atos 12:23).
        Posso afirmar que há em nossos corpos poderes que nos controlam e somos incapazes de prevalecer contra todos eles. Há vermes, parasitas, e outros inúmeros seres que encontram sua alimentação em nós. Se não tivermos os recursos que nossos corpos precisam, eis que imediatamente nossos adversários invisíveis ganham forças para nos levar à morte. Eles aguardam as oportunidades e se armam poderosamente quando somos levados pelas vaidades da vida aqui.
        Além disso, alimentamos dentro de nós poderes que aproveitam de nossa insensatez e rebelião contra Deus. Como isso acontece? Nossos corpos são extremamente frágeis como casca de ovo, por isso não podem sofrer com nossas reações pecaminosas. Nossas reações ante as adversidades da vida funcionam como se estivéssemos dando golpes contra nós mesmos. Por exemplo, a Bíblia fala que devemos lançar para longe de nós todo ódio, amarguras ressentimentos, vingança, e outras atitudes semelhantes. Por quê? Além do fato que tais reações são pecaminosas, ofensivas a Deus e prejudiciais aos nossos semelhantes, eis que elas afetam nosso organismo. Emoções descontroladas podem levar à terríveis enfermidades e até mesmo à morte. Alguns sofrem no íntimo as reações do ódio; alguns órgãos do nosso corpo começam a sofrer e assim as dores aparecem. Deus tem nos dado o remédio da santidade, do perdão, do amor bíblico, a fim de que também fiquemos livres de muitos males.
        É óbvio que muitos nascem trazendo consigo potenciais enfermidades que poderão levá-los à morte, as vezes prematuramente. Muitas enfermidades são congênitas, e muitos vivem assim no sofrimento de um corpo frágil e degenerativo. Além disso, muitos alimentam seus corpos com vícios. Quantos têm partido deste mundo pela desgraça do vício! Não posso esquecer-me de uma tia minha que continuamente se embriagava, por isso morreu razoavelmente nova. Outros lesam seus órgãos internos como coração, fígado e outras partes do corpo com o fumo, por isso o câncer e outras enfermidades resultantes aparecem. Nossos corpos são descartáveis e não foram feitos para receber tais substâncias. O pecado faz os homens loucos no viver; o pecado empurra o homem para o inferno através desses vícios; o pecado fez com que nossos corpos ficassem assim nessa triste condição na qual vivemos agora. O pecado arranca a beleza; o pecado arranca as pétalas e deixa apenas os espinhos; o pecado veio para declarar o quanto fomos tolos e loucos na decisão de deixar Deus, a fim de seguir nossos próprios caminhos, por isso estamos agora colhendo os resultados do pecado em nossos corpos mortais.
        Há esperança aqui? Há possibilidade de mudar essa situação? Naturalmente não! Mas Cristo veio ao mundo para buscar e salvar perdidos, a fim de livrá-los da punição que virá após a morte física.

Nenhum comentário: