segunda-feira, 11 de julho de 2016

ONDE ESTÁ A SUA CONFIANÇA? (2)




“Então dirá: Onde estão seus deuses? E a rocha em quem confiavam? Deuses que comiam a gordura de seus sacrifícios e bebiam o vinho de suas libações? Levantem-se e eles vos ajudem, para que haja esconderijo para vós outros” (Deuteronômio 32:37-38).
A SUA CONFIANÇA PODE ESTAR NO HOMEM: “Maldito o homem que confia no homem...”
        Há possibilidade de alguém estar confiando num pobre ser mortal e ainda acreditando estar salvo? Claro que há! Não podemos esquecer que nosso coração é tremendamente enganoso, porque a função do pecado é ludibriar o homem no íntimo. É minha função através desta mensagem esclarecer o perigo que envolve milhares de pessoas e que funciona como uma enfermidade cujos sintomas não se manifestam em dores físicas. Eis que tomarei o que a própria Bíblia nos mostra, a fim de que toda farsa do pecado seja descoberta e toda sua fortaleza feita de mentiras seja desmantelada com a chegada da luz do evangelho da glória de Cristo.
        Estou certo que o evangelho tão humanista apregoado em nossos dias tem levado muitos à essa confiança banal. Eu mesmo como pregador já tive a experiência com várias pessoas que confiavam no homem, por isso a reação deles contra a verdade era normalmente violenta. Mas eu não estou só e minhas experiências são nada quando comparadas com aquelas que nosso Senhor teve aqui quando enfrentou a oposição dos judeus. Tomemos esse povo dos dias do Senhor, a fim ajudar muitos que se submeteram a esse perigo carnal e encobertamente soberbo.
        Os judeus normalmente tinham Abraão como fonte de apoio, a fim de que eles mantivessem a esperança de morar no Paraíso celestial. A declaração de fé normalmente era timbrada com essa frase: “Temos por pai Abraão” (Lucas 3:8). É claro que Abraão foi um homem de Deus, possuidor da fé que todos os verdadeiros crentes têm. Ele, de fato é o pai espiritual de todos os crentes em Cristo. Mas era totalmente a confissão de fé dos judeus. Nós não vemos nenhum crente sincero confiando em Abraão; não o têm como um mediador. A fé que os salvos possuem, essa fé é exatamente a fé que Abraão teve e que fará com que todos os salvos entrem no reino de Deus, assim como Abraão entrou.
        Mas era diferente com os judeus, pois eles confiavam nos méritos de Abraão, tomando tais méritos para si. Eles mostram isso em João 8:33 quando diziam: “Somos descendência de Abraão...”. Declaravam isso com soberba e não estavam dispostos a enfrentar qualquer oposição. Nessa defesa estavam prontos a matar qualquer pessoa, assim como tentaram eliminar o Senhor com apedrejamento. Mas nosso Senhor não se intimidou perante aqueles arrogantes religiosos, por isso fez brilhar sua verdade perante eles. Para que entendamos ainda melhor uso aqui uma ilustração daquele acontecimento narrado em Lucas 16, acerca do homem rico e Lázaro. Assim como qualquer judeu, aquele homem pensava no íntimo que sua condição de descendente de Abraão lhe assegurava um lugar no Paraíso. Mas foi surpreendido quando após sua morte se viu em agonia no inferno (Lucas 16:24).
        Mas nosso Senhor sempre deixou claro em suas mensagens que os filhos de Abraão eram os que tinham a mesma fé de Abraão, mesmo sendo eles considerados escórias da sociedade judaica, como foi o caso de Zaqueu (Lucas 19:9). Qualquer pessoa, de qualquer nação, de qualquer condição social que demonstre a conversão genuína em Cristo Jesus, tal pessoa é filha de Abraão. A promessa de Deus com Abraão foi que com sua descendência abençoaria todas as nações na face da terra, e não somente aos idólatras judeus.
        Milhares hoje seguem a mesma pisada da incredulidade dos judeus; milhares ficam envoltos nas trevas e descansam ali, esperando que a mão de um pobre mortal será o poderoso instrumento que lhe garantirá um acesso ao reino de Deus no céu. Que o Senhor venha livrar muitas almas desse embuste do coração.

Nenhum comentário: