terça-feira, 26 de julho de 2016

CHAMADOS PARA ANDAR COM CRISTO (1)




“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30)
INTRODUÇÃO:      
        No domingo passado à noite pude pregar nesse texto para minha igreja. Para mim foi algo desafiador, porque nem posso imaginar quantas vezes passei por esse texto de Mateus 11. É claro que devo confessar minha total incapacidade em pregar numa passagem tão conhecida, mas que ao mesmo tempo é cheia dos mistérios da graça. Quão preciosa é a palavra do Senhor! Ela nos mostra as coisas daqui, da ingratidão deste mundo, mesmo diante de tantos sinais e maravilhas da bondade de Deus. Mas de repente tudo muda e o Senhor abre um pouquinho o cenário celestial, a fim de nos mostrar o maravilhoso coração de um Deus que elegeu um povo para si e que agora chama esse povo à sua comunhão.
        Ora é exatamente isso o que acontece nesse esplendoroso capítulo 11 de Mateus, porque num momento você vê João Batista preso, parecendo abandonado e cheio de dúvidas e perplexidade. Mesmo homens de Deus como aquele profeta podem ser tomados de momentos assim, porque nossos caminhos são muitas vezes cheios de trevas. Noutro instante você vai com o Senhor pelas ruas e praças de Betsaida, Corazim e Cafarnaum, vendo um povo surdo e cego, que com sua incredulidade está marcado para um juízo ainda mais terrível do que ocorreu com Tiro, Sidom e outras cidades que outrora foram castigadas pela fúria da ira de Deus. Neste mundo tudo é assim e nos leva a pensar que não há qualquer possibilidade de que a luz venha brilhar nas trevas, justamente porque nada se pode esperar dos homens. Diante de tudo isso visto nesse cenário terreno, eis que tendemos a desanimar, ao ver como a natureza humana age com tanta ingratidão e maldade; como os homens são dispostos a negar a Deus e declarar guerra contra a verdade revelada.
        Estou tentando dar o pano de fundo de Mateus 11, a fim de entrar no assunto mais importante que gerou o tema acima. Mas o fato é que o nosso Senhor encerra o décimo primeiro capítulo com a chave de ouro da graça. Quando as trevas pareciam mostrar seu domínio, eis que de repente brilha o sol que irradia do alto. Nosso Senhor não deixou com que os corações atribulados e cheios da perplexidade deste mundo viessem a ficar apavorados. Ali está o filho de Deus no meio dos homens! Ali está aquele que um dia se fez carne e habitou entre nós, a fim de nos chamar para si e nos tornar participantes dessa glória que há de vir. É nesse cenário que nosso Senhor mostra o quanto Ele veio para estar conosco e andar com seus pequeninos irmãos, sendo ele o primogênito.
        Sendo assim, todos são convidados a entrar nesse ambiente de glória, a fim de ouvir as doces palavras que saem da boca do nosso salvador. Ele veio ao mundo para ser nosso amigo, companheiro, guia fiel e perfeito modelo da fé. Ele nos amou e somos o povo que o Pai entregou ao Filho. Aquele que foi à cruz por nós está conosco, para que cada crente possa andar com ele aqui no dia a dia. Que nossos olhos sejam abertos; que vejamos que ele tem intenções perfeitas e que quer nos livrar desse sistema maligno e contaminado. Temos alguém melhor do que ele para fazer isso? Claro que não! Então, chegou o momento para isso. Que nossos ouvidos sejam de verdadeiros discípulos, obedientes e prontos para trilhar o caminho até o céu com aquele que nos chamou, a fim de que andemos com ele aqui dia a dia.   

Nenhum comentário: