segunda-feira, 18 de julho de 2016

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO GENUINA (7)




                                                       Josué 2
A RAZÃO DE SUA FÉ. “O temor ao Deus vivo” (8-11).
        É bem claro que Raabe em sua alma estava sofrendo, porque ela no coração sabia quem era o Deus de Israel; estava consciente que os ídolos de Jericó eram nulos, obras de corações rebeldes. Deus em sua graça abriu o coração daquele mulher; usou de compaixão para com ela e estava atraindo para seu lugar de amor eterno. Que confissão impressionante saiu da sua boca enquanto falava com aqueles dois espias: “Ouvindo isso, desmaiou o nosso coração”. O temor invadiu sua alma porque realmente foi visitada pelo amor. Raabe não estava se ocultando, armando projeto para escapar da morte física. Seu temor era de fato o temor que vem do próprio Deus; era a humilhação que Deus requer da parte do pecador. Suas armas de defesa tinham sido atiradas fora e ela queria segurança da parte do próprio Deus.
        Também, fica bem evidenciada a conversão genuína porquanto Raabe também abre sua boca para dar honras e glórias ao Deus de Israel, porque o vosso Deus lançou fora o aos seus deuses. Na conversão verdadeira os homens abandonam imediatamente a confiança tosca em seus ídolos. Raabe estava perante Deus pela fé; ela contemplava o Deus invisível e os espias eram apenas o contato humano para o grande desdobramento desse espetacular evento de salvação. Ela não estava confiando nos espias, mas queria apenas demonstrar a todo Israel que de fato ela já pertencia àquele povo santo. Que espetáculo da graça! Em meio às manifestações de juízo, eis que o Senhor demonstra seu grande amor pelos eleitos e sua graça os cobre de tal maneira que eles ficam fora da zona de juízo: “...não entram em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).
        Caro amigo, muitos homens e mulheres podem até chegar à profunda aflição na alma, mas sem qualquer sinal de conversão a Deus, porque estará resistindo ao Senhor. Muitos vendo sinais e maravilhas, mesmo assim no íntimo estão declarando que nada querem com o Deus da revelação bíblica. Muitos chegam até mesmo à beira da morte, mas a verdade é que vão querer a cura e a recebem, mas mesmo assim vão levantar e ignorar todo bem, assim como o homem que encontrou uma víbora congelada; com dó pegou-a levou para casa para aquecê-la e quando a restaurou ela o picou, matando o homem. É exatamente isso o que ocorre com o homem visitado pelas misericórdias de Deus, mas que jamais se converte a Deus. Não foi assim com aqueles crentes de Tessalônica, pois quando ouviram a mensagem de Paulo, eis que se converteram a Deus, abandonando seus ídolos, a fim de servirem ao Senhor (1 Tessalonicenses 1:9,10).
        Conversão sincera mostra que a alma abandona sua religiosidade falsificada, inventada no coração. A conversão sincera não usa de desculpas; não tenta encobrir seus planos perversos. A conversão genuína faz o homem de fato vê o Deus da bíblia pela fé. Podemos lembrar bem da falsa conversão de Simão (Atos 8), porque não demorou muito para que ele manifestasse suas reais intenções. Ele achava que o cristianismo seria de fato uma fonte de renda, por isso teve que ser repreendido por Pedro imediatamente.
        Ó quanto precisamos ver almas se convertendo em nossos dias! Estamos em dias perigosos, quando vemos o juízo de Deus se despontando como nuvens negras nos céus. Que o Senhor nosso Deus venha trazer sua graça e encher nosso ambiente dessa presença tão gloriosa que aviva coração ao quebrantamento. A conversão sincera supera toda manifestação de juízo, faz recuar os horrores, anula a morte e tranca as portas do inferno. São essas as maravilhas da graça compassiva de Deus atuando neste mundo tão perverso.

Nenhum comentário: