segunda-feira, 4 de julho de 2016

QUANDO SOU FRACO, ENTÃO SOU FORTE (10)




“...quando sou fraco, então é que sou forte”    2 Coríntios 12:10
QUANDO A FRAQUEZA É VISTA À LUZ DA GRAÇA, ASSIM, QUANDO SOU FRACO, ENTÃO SOU FORTE.
        Amado leitor, a minha fraqueza é vista como a real força no viver de um crente, quando também ele para de confiar em si mesmo; quando descobrimos o fato que nada há de bom em nós mesmos; quando reconhecemos que é Deus quem opera em nós o que Ele realmente quer, para Sua glória. Deus atuou assim na vida de Moisés, pois tirou aquele homem da confiança que tinha em si mesmo, na certeza inútil que poderia sim livrar seu povo da escravidão mediante seu conhecimento, capacidade e condição social. Por essa razão teve que viver quarenta anos aprendendo no meio dos midianitas o fato que não passava de um inútil.
        A graça opera desfazendo toda força natural, a fim de que Deus realize Seus planos eternos através de nós, pobres seres humanos. Não foi assim com Abraão? Pois é, o Filho da promessa veio quando o casal já não tinha qualquer esperança. Quando Deus concedeu uma esposa para Isaque, eis que logo veio à lume o fato que Rebeca era estéril. Então, foi necessário que Isaque orasse incessantemente em favor da sua esposa, e assim o Senhor atendeu o pedido de Isaque (Gênesis 25:21). Os homens mundanos confiam no dinheiro, na esperteza, na força e na sabedoria deles, mas o povo de Deus deve saber que Deus é glorificado em Sua graça, quando Ele opera do modo Dele e no tempo Dele. O Senhor tem feito isso em minha própria vida. Não há uma experiência mais dramática do que a de um pregador. Pregar o evangelho requer de nossa parte profunda dependência de Deus, por isso Ele vem para pisar com força e esmagar nossa auto confiança. A salvação de almas pertence a Ele; a obra de santificação no meio do Seu povo pertence tão somente a Ele. Por isso Seus servos têm que experimentar o fel da derrota de ego, do fracasso pessoal.
        Também, a fraqueza revela a força da graça quando percebemos que Deus está usando as provações para me humilhar, quebrantar, aniquilar toda força natural, a fim de nos fazer voltar à simplicidade da Palavra. Estamos vivenciando os dias de orgulho teológico, quando o temor do Senhor praticamente não existe. Em lugar disso reina uma soberba por profundeza teológica e aquelas frases mais “belas” faladas por eruditos são tidas acima até mesmo da Palavra de Deus. Conhecimento de Deus, da eleição e de outros assuntos da teologia bíblica, podem ser motivos de decadência espiritual, quando há ausência de temor. A igreja primitiva vivia em temor ao Senhor, porque foram convertidos no poder do Espírito Santo e da simples pregação da verdade, conforme vemos em Atos 2.
        A força da graça nos leva à verdadeira adoração em Espírito e em verdade; a força da graça nos leva a um viver em oração, nos impulsiona à santidade, a fim de agradarmos a Deus. A força da graça resulta no fato que amamos a Deus; que amamos o povo de Deus; que estamos juntos na batalha; que estamos aptos para testemunhar a todos daquilo que Cristo fez por nós e em nós. Veja o crente forte, ele não é orgulhoso, nem considera ser melhor do que os outros irmãos mais simples. A força da graça nos faz ser úteis neste mundo, na vida de homens e mulheres que vivem no pecado. Nessa força é que estaremos prontos para sofrer por eles e dá tudo de nós, a fim de que eles sejam salvos.
        Meu caro leitor, você pode afirmar que está experimentando esse atuante poder em sua vida? Deus tem podado seu viver, assim como se pode uma árvore, a fim de que você possa dar fruto para a glória Dele? Você sabe a respeito da graça, além de um conhecimento mental, a fim de brilhar por Cristo num mundo cheio de escuridão e de sofrimento?

Nenhum comentário: