terça-feira, 19 de julho de 2016

ONDE ESTÁ A SUA CONFIANÇA? (8)




“Então dirá: Onde estão seus deuses? E a rocha em quem confiavam? Deuses que comiam a gordura de seus sacrifícios e bebiam o vinho de suas libações? Levantem-se e eles vos ajudem, para que haja esconderijo para vós outros” (Deuteronômio 32:37-38).
A CONFIANÇA PODE ESTAR DEPOSITADA NAQUILO QUE PODE LEVAR À SUPERSTIÇÃO.
        Por incrível que pareça, a bíblia também pode servir de inspiração para a falsa fé. É claro que cremos no poder santificador e vivificador da palavra inspirada, mas por outro lado sabemos que a vil incredulidade pode se agarrar num livro e sentir-se confiante que tudo está bem. Temos exemplos vívidos dessa confiança inútil, pois podemos lembrar bem de que nos dias do Senhor aqui na terra, Ele mesmo contemplou o povo judeu apegado às Escrituras do Velho Testamento. Mas aquela multidão segurava os rolos do antigo Testamento como fonte de inspiração para sua prática religiosa sem qualquer base na verdade. Nosso Senhor disse que eles examinavam as Escrituras sim, mas porque acreditavam serem possuidores da vida eterna.
        Em tudo aquele povo era religioso e apegado ferrenhamente aos costumes da lei; a fé deles era terrena e sempre estava apegada a homens como Abraão ou Moisés; eles nada viam da necessidade de um mediador celestial porquanto eram idólatras sem terem qualquer noção dessa idolatria. Em tudo o Velho Testamento inteiro é uma exposição antecipada do Filho de Deus que viria ao mundo para salvar pecadores. Mas a cegueira espiritual impedia que eles contemplassem essa glória do Cordeiro de Deus.
        Eu sei o quanto a incredulidade vil pode se apegar ao Livro de Deus, mas não como a fonte real do conhecimento da tão grande salvação em Cristo. O livro de Deus pode servir de apoio para crendices e superstições, porque a incredulidade nunca se separa de suas loucuras. A incredulidade apega-se à bíblia porque costuma ver luzes brilhando apenas naquilo que lhe interessa. Homens e mulheres em nossos dias se amarram aos versos bíblicos que supostamente apoiam aquilo que é positivo; eles veem Deus como um Deus de onde emanam bênçãos materiais, e que sua presença afasta maus olhados e tira todo mal do ambiente. Nada a incredulidade vil se interessa em saber o quanto a palavra de Deus aponta um Deus que julga e pune com justiça o perverso e que há afirma há condenação para os perversos e amantes deste mundo vil.
        Encaremos de perto o serviço feito pelos falsos pastores, porque eles não se afastam da bíblia. Eles sobem aos seus púlpitos com a bíblia na mão, porque sabem bem o quanto o povo cego é levado pela sua cegueira, e não percebe que tais elementos vis, cheios de torpe ganância utilizam a bíblia como um calmante para suas almas iludidas. Muitos podem partir para o inferno segurando uma bíblia; muitos pensam que há livramento do mal só porque possuem uma bíblia e muitos acreditam que o citar versos, o nome de Deus e o pensar positivamente em Deus pode despachar os perigos para longe. Ó quanto perigo envolve tais almas! Há completa diferença entre a letra e o espírito. Sem o poder do Espírito de Deus eis que homens e mulheres podem ficar pelo resto da vida aprisionado às letras, sem, contudo ver a verdade. O propósito de toda bíblia é mostrar aos pecadores o tão grande e eterno livramento que há no Salvador e Senhor. A bíblia inteira anuncia as boas novas do céu aos homens, de que Deus enviou seu Filho para tirar pecadores da condenação.
        O cego nada pode discernir; o cego nada vê de tesouros nas sagradas letras. Quando Deus abre os olhos do homem eis que tudo muda e assim ele passa a conhecer a verdade. Saulo era um cego tendo a bíblia aberta perante seus olhos. Estava perante as joias e pérolas eternas, sem, contudo vê-las. Até que a graça preciosa abriu-lhe os olhos do coração e assim ele pode ver e encher sua alma de tanto gozo e alegria, que para ele Cristo passou a ser toda motivação de viver aqui e de morrer, a fim de encontrá-lo lá no céu.

Nenhum comentário: