sexta-feira, 8 de julho de 2016

ONDE ESTÁ A SUA CONFIANÇA? (1)




“Então dirá: Onde estão seus deuses? E a rocha em quem confiavam? Deuses que comiam a gordura de seus sacrifícios e bebiam o vinho de suas libações? Levantem-se e eles vos ajudem, para que haja esconderijo para vós outros” (Deuteronômio 32:37-38).
INTRODUÇÃO:
        O cap. 32 de Deuteronômio nos fornece notáveis lições acerca da corrupção do coração humano e de sua disposição para a ingratidão, idolatria e rebelião contra Deus. Tudo parecia tão lindo para Israel, pois estava ali Moisés pronto para morrer e antes da sua morte poderia trazer um culto de adoração ao Senhor diante de tantas maravilhas feitas por Sua poderosa mão. Mas isso não acontece, pois o cântico de Moisés é um cântico de juízo em tom profético. Ali estava um pouco que receberia tantas bênçãos materiais de Deus e que por isso deveria voltar-se de coração para viver humildemente em obediência à lei desse maravilhoso e temível Senhor. O que vemos, entretanto são as declarações dos atos corrompidos dessa nação, que diante de tantos atos de bondade estava pronta para abandonar o Senhor e voltar para seus ídolos. Não é uma triste história da raça caída e depravada? O que Deus faz é mostrar que quando eles fossem visitados na Sua ira, onde eles se esconderiam? Onde obteriam socorro? E é com essa mensagem que quero trazer aqui advertir aos pecadores de que eles estão na mesma condição, porque o dia vai chegar, quando eles vão ter que mostrar em quem estão confiando.
        Os pecadores devem se precaver do perigo de estar confiando numa pessoa, ou numa coisa, fora de Jesus para a sua salvação. Aquele ou aquilo onde você põe sua confiança, é que é verdadeiramente o seu deus agora, é o será na eternidade. Como é enganoso o coração, é importante que o pecador agora reconheça de maneira convicta, onde está firmado. Veja no texto lido como há uma seríssima advertência de Deus contra esse perigo. Será que os homens mudaram? Claro que não! O coração idólatra dos homens rege sua vida até à morte, a não ser que haja uma intervenção graciosa de Deus. O engano do pecado opera aqui no Brasil bem como em qualquer lugar deste mundo, pois todos estão igualmente na condição de caídos e em inimizade contra Deus.
        O que Deus está fazendo na história de Israel, conforme o ensino de Deuteronômio? Ele apenas está mostrando que a disposição dos homens é para a ingratidão, para dar coices contra Ele. Ele está mostrando que nada se pode esperar do homem para se humilhar e render graças ao amor provedor e acolhedor de Deus. Mesmo vendo Deus operando maravilhas, expulsando inimigos e dando a eles fartura, estavam prontos a erigir seus ídolos, adorá-los, dando as costas para o Santo Senhor em amarga ingratidão. O livro de Deuteronômio, assim como os outros livros da lei apenas revelam a disposição dos homens para a impiedade, que estão maduros para o juízo e que a única chance é que Deus mesmo se manifeste em Sua compaixão. A história da lei é o preparo para a cena do Calvário; as trevas da lei preparam os homens para a luz da graça.
        Que meu esforço não seja inútil nessa jornada de mostrar a verdade salvadora aos meus leitores. Sei que milhares, especialmente em nossos dias estão realmente iludidos na fé; são idólatras, mesmo sem ter uma imagem de escultura; estão firmados numa fé inútil e confiam em seus braços. A situação de milhares hoje é ainda pior, porque a falsa paz e o conforto da mentira religiosa têm trazido ilusão aos seus corações. Então esses dois versos de Deuteronômio aparecem para mexer com os corações, trazer luz onde há trevas, lançar fora o orgulho e abrir seus olhos para a cruz. Só tem um Salvador, só tem um Mediador entre Deus e os homens, mas eu sei que satanás espertamente tem erguido milhares de mediadores no mundo ultimamente. Está cheio de elementos perigosos, os quais chamam a atenção da multidão para eles mesmos, e assim o coração idólatra dos homens pode encher dessa vã confiança.
        Não me esqueço daquela multidão que em 1978, seguindo cegamente um líder aparentemente espiritual, unanimemente se matou nas Guianas Francesas. Aquela tragédia só mostra como os homens deixados entregues a si mesmos estão prontos para negar a verdade, a justiça e a santidade de Deus, a fim de seguir seus ídolos. O ídolo daquela multidão suicida foi Jim Jones; os ídolos de Israel foram muitos; os ídolos deste mundo são milhares.
        Onde está sua confiança? É uma pergunta seríssima, porque se a fé não estiver estribada firmemente na verdade, eis que o caminho dos homens é para a destruição. Não importa se tem bíblia, se canta louvores, se acha evangélico, etc. Se a fé não estiver firmada na cruz do Salvador, no Filho glorioso, eis que perigos eternos esperam os pecadores lá adiante.
       

Nenhum comentário: