segunda-feira, 18 de julho de 2016

ONDE ESTÁ A SUA CONFIANÇA? (7)




“Então dirá: Onde estão seus deuses? E a rocha em quem confiavam? Deuses que comiam a gordura de seus sacrifícios e bebiam o vinho de suas libações? Levantem-se e eles vos ajudem, para que haja esconderijo para vós outros” (Deuteronômio 32:37-38).
A CONFIANÇA PODE ESTAR DEPOSITADA NAQUILO QUE PODE LEVAR À SUPERSTIÇÃO.
        A bíblia ilustra o perigo de alguém estar envolvida numa religiosidade, firmar-se nela a tal ponto de se dedicar zelosamente por aquilo e ainda estar condenado. O testemunho que Paulo dar em Filipenses 3, mostra onde alguém pode chegar na superstição religiosa. Paulo era ardente em seu zelo e acreditava com toda sua força que estava no caminho certo, rumo à ressurreição eterna. Não fosse a atuação da poderosa graça, não haveria ninguém capaz de dissuadir aquele homem em sua tresloucada caminhada rumo à punição eterna. Quantos já caíram e vão cair tarde demais, para perceber a cilada em que caíram ao descansar na sua denominação religiosa.
        Nosso Senhor adverte seus discípulos, que homens usariam sua religião e até mesmo o nome de Deus, a fim de matar e perseguir o povo de Deus (João 16), como vemos hoje em muitos lugares no mundo. Satanás tem suas jogadas religiosas, e quando chega a querer agir neste mundo como se fosse um deus, nem sequer podemos imaginar o que ele é capaz de fazer, enchendo corações de homens e mulheres de fanatismos religiosos. Seus ardis são inúmeros, em sua jogada para tornar os homens ainda mais cruéis, usando o nome de Deus na prática de suas maldades. Por detrás de toda religiosidade falsa, mesmo aquela que mais parece ser evangélica, há uma disposição para práticas perversas. A mentira religiosa não admite nenhum adversário, e se ela não for calada pela verdade, certamente há de empunhar suas armas de perseguição.
        Digo mais, que o batismo também pode servir de apoio para muitos numa confiança vã. Falo isso porque já tenho ouvido da parte de muitos essa inútil confissão, porque no íntimo, pessoas creem que há um poder nas águas batismais para purificar pecado. É claro que não estou condenando o batismo, porque nosso Senhor ordenou que todos os salvos fossem batizado (Marcos 16:16), desde que o pecado se converteu de coração, assim como ocorreu com o eunuco (Atos 8), quando entendeu a verdade, se converteu e realmente quis descer às águas e obedecer ao Senhor. Dentro do contexto da salvação bíblica o batismo é aceito como uma obediência ao Salvador e nenhum crente se submete a isso mergulhando em superstições. Sem a verdade no coração o ato de ser batizado tende a ser usado como um instrumento de salvação e de curtir bênçãos materiais aqui, e o ser humano tão achegado à idolatria pode se entregar com prazer a esse ato, a fim de sentir-se “abençoado” por Deus.
        Paulo faz questão de dizer aos coríntios que seu ministério não era batizar, mas sim pregar o evangelho (1 Coríntios 1:17). Então, o apóstolo coloca a mensagem santa acima desse ato, porque se a pessoa não for salva, para que servirá o batismo? Creio que fortalecerá ainda mais seu orgulho próprio. Tudo e todas as coisas desta vida aqui devem ser retirados da frente, a fim de que nada sirva como idolatria. A mensagem da cruz, do Cordeiro de Deus, deve ser a mensagem exaltada e proclamada, e assim os humildes possam entender que houve alguém que morreu em seu lugar, a fim de dar-lhes perfeita e eterna salvação. Não foi isso o que ocorreu com o ladrão na cruz? Foi mostrado a ele o maravilhoso caminho aberto para o paraíso e ele foi salvo por Cristo e imediatamente entrou no reino celestial.
        Ora, desejo ver muitas almas sendo batizadas em meu ministério, mas não luto incansavelmente por mais batismos. Almejo ver pecadores se arrependendo de seus miseráveis caminhos e reconhecendo Cristo Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas. Assim o batismo será motivo de grande alegria em nosso meio.

Nenhum comentário: