sexta-feira, 28 de novembro de 2014

TOTAL SOBERANIA NA SALVAÇÃO (9)



“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44).
         A NECESSIDADE DA SOBERANIA (continuação) “Ninguém pode vir a mim...”
         Prezado leitor, tenho procurado mostrar no texto a necessidade da soberania de Deus na salvação dos perdidos, porquanto nosso Senhor revela isso na frase: “Ninguém pode vir a mim, se...”. Estaremos completamente equivocados e embaraçados se pensarmos que precisa de alguma participação do homem; que se espera uma decisão por parte dele para que seja completada a obra salvadora. Na meditação anterior procurei mostrar alguns textos que revelam essa verdade. Mas, visto que meu ministério consiste em divulgar o evangelho da glória de Cristo, devo empenhar-me em mostrar esse assunto de uma maneira ainda mais profunda, a fim de que meus leitores possam caminhar pelas vias iluminadas da revelação bíblica.
         Convido o leitor atento à necessidade da atuação soberana de Deus na salvação dos perdidos de outro ângulo. Contemplemos as promessas de Deus vistas nas profecias e nelas vemos como a atuação de Deus é completa para apresentar o modelo do novo homem. O que a perfeita lei de Deus jamais pode nem poderá fazer, a graça aparece para declarar essa total realização de Deus. Tomemos Jeremias 31 e ali veremos algo inaudito, glorioso nos versos 33 e 34: “Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados”. Ora, o que vemos nessas impressionantes declarações proféticas? Não é exatamente aquilo que Deus realmente faz por meio do evangelho nas vidas de homens e mulheres? A prova está no fato que o Espírito de Deus fez com que o verso 34 fosse registrado em Hebreus 8:12, para que os crentes hebreus pudessem fazer diferença entre a velha aliança da lei e a nova aliança da graça no coração.
         Outra incrível verdade que revela a necessidade da absoluta atuação de Deus na salvação, conforme aquilo que nosso Senhor afirma no texto: “Ninguém pode vir a mim, se...”, é o ensino do novo nascimento. Realmente, o que vimos em Jeremias 31 e que podemos ver noutros textos do Velho Testamento é a verdade do Novo Testamento acerca da necessidade que o homem tem de nascer de novo. Mesmo no Novo Testamento a luz desse ensino vai acendendo paulatinamente, e sua revelação plena é vista no esplendoroso evangelho de João. A mensagem central desse volume sagrado deixa bem nítida a verdade que o Filho de Deus veio ao mundo para dar vida eterna. Notemos como esse fato aparece imediatamente no cap. 1 versos 12 e 13: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhe o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu Nome. Os quais não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do homem, mas de Deus”.
         Veja amigo, como essa mensagem anuncia os milagres da graça! Quem é o salvo? Quem é o crente? Quem é essa pessoa que afirma ter achado a redenção pelo sangue? É resultado da incrível obra da graça! É Deus realizando a obra da nova criação! É Deus exibindo ao mundo a Sua obra de arte, algo vindo do céu! É mais do que uma nova criação, é Deus usando Sua Palavra e Seu Espírito para trazer à luz Seus filhos! Que exuberante graça! Nada de mim, nada que partiu do velho homem! Cristo conquistou tudo na cruz, a fim de que a glória e a honra pertencessem totalmente a Deus!

Nenhum comentário: