quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O QUE OS ÍMPIOS ENTESOURAM AQUI (8)



Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus” (Romanos 2:5).
OS DOIS TERRÍVEIS PECADOS:
        Caro leitor, meu trabalho consiste em descrever, conforme ensinam as Escrituras, o que realmente significa o coração do homem no pecado. Não esqueçamos que a Palavra de Deus descreve o homem segundo o coração dele e não conforme as aparências. Lembra de Samuel quando foi à casa de Jessé, a fim de ungir aquele que seria o rei de Israel? Ora, Samuel seguiu a mesma rota que normalmente tomamos, pois ao ver os belos e fortes filhos de Jessé que um a um era apresentado, Samuel encarava o futuro rei como sendo alguém com aparência de um Hércules; ele media o chamado de Deus segundo os músculos e altura de um varão. Mas eis que o Senhor orientou Seu servo dizendo: “O Senhor não vê a aparência, mas sim o coração” (1 Samuel 16:7).
        O evangelho chega para descobrir o homem, como ele é no coração. E é exatamente isso o que o texto de Romanos 2:5 nos mostra: “Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente...”. Notemos bem que Deus revela o homem, com suas mãos, pés, olhos, boca, etc. internamente e não naquilo que costumamos presenciar. O que temos por fora é uma casa feita de barro; o que vemos por fora é apenas o instrumento usado pelo verdadeiro homem interior, do coração. E o homem no pecado age exatamente assim, conforme ele é no coração. Ele é duro e impenitente no íntimo; ele é obstinado e rebelde contra Deus no coração. Por fora pode ser gentil, agradável, religioso e polido, mas por dentro não passa de um odiador de Deus (Romanos 1:30). A Palavra de Deus não faz acepção de pessoas; a bíblia não diz que esse ensino está restrito a uma nação pagã, a um povo sem qualquer conhecimento bíblico. Não! A Palavra de Deus é dirigida a todos os homens, porque toda raça é vista em Adão, como uma só família: “Pois todos pecaram...” (Romanos 3:23); “...assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12).
        Também, não podemos esquecer que Paulo está chamando o povo judeu à mesma condição. Aquele povo se gabava de ser conhecedor da bíblia e nesse orgulho religioso tinha o prazer de desprezar os outros povos. Mas eis a conclusão trazida por Paulo em Romanos 3:9: “...somos melhores do que eles (os gentios)? De maneira nenhuma...”. Então, diante dessas solenes verdades vamos encarar a triste condição do homem no pecado, conforme a queda no Éden. O que a Palavra de Deus diz a respeito de cada homem, cada mulher neste mundo? Afirma que tem seu coração duro e que por isso é um impenitente perante Deus. É por isso que neste mundo está ajuntando, não dinheiro, não bens terrenos, mas sim ira, lenha para o fogo eterno. É assustador sim, mas é pura verdade! O evangelho chama homens e mulheres, a fim de que encarem sua situação eterna; a fim de que saibam que agora, neste momento são culpados, que em nada serão inocentados, a não ser em Cristo. A bíblia revela Seus corações e afirma que, não obstante as boas atitudes de muitos e aparência de religiosos, em seus corações são revoltados contra Deus e não querem curvar-se para render-Lhe glórias e graças (Romanos 1:21).
        O que é ter um coração duro? Não podemos nos desligar do fato que a Palavra lida com o homem em relação a Deus. É algo pessoal, individual. Lembra de Faraó? Aquele monarca revelou o que ele realmente era no coração quando Moisés e Arão foram falar com ele a respeito do Deus de Israel. Aos olhos dos homens tudo era normalidade no Egito, as águas corriam conforme o padrão da natureza. Mas assim que seus ouvidos puderam ouvir as palavras dos dois enviados de Deus, então, eis que a porta trancafiada do seu coração rebelde pode ser vista: “Quem é o Deus de Israel?”. É assim que o homem no pecado reage, quando ouve a mensagem do evangelho. Eis aí o homem conforme sempre foi desde a queda. Nunca houve um tempo de evolução, mas sim de profunda queda no poço do pecado.

Nenhum comentário: