segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O PODER POSITIVO DA PALAVRA (13)




Tais coisas anunciadas não alcançarão a casa de Jacó. Está irritado o Espírito do Senhor? São estas as suas obras? Sim, as minhas palavras fazem o bem ao que anda retamente”. MIQUÉIAS 2:7
POR QUE ELAS NÃO FAZEM BEM AOS QUE NÃO ANDAM RETAMENTE.
         Caro leitor, é claro que as Palavras do Senhor vieram do céu, da boca de Deus, a fim de fazer o bem a todos os homens. É claro que elas não chegam aos corações de todos segundo os gostos particulares dos homens. As Palavras de Deus não são como sorvetes, segundo aquilo o sabor que cada pessoa gosta. Elas não desceram do céu para a satisfação carnal e mundano; para agradar a opinião democrática de cada um. Muitos a tratam assim, por isso quando entram nessas “salas” de bênçãos eternais, procuram logo aquilo que dá gosto e sentido à carne. É exatamente isso o que vemos acontecendo em nossos dias.
         Caro leitor, que fujamos disso. É bem claro que as Palavras de Deus mostram Sua justiça e Seus juízos, e essas verdades acerca de Deus ferem e aterrorizam os religiosamente soberbos. Podemos perceber que muitos procuram textos bíblicos que lhes interessem, mas simplesmente fogem de enfrentar textos que tratam da Ira de Deus e dos castigos eternos. Mas caro leitor, essas coisas chegam aos homens para o bem, porque os juízos de Deus realçam Sua misericórdia em favor de homens e mulheres. Conhecer a Deus sem saber de Suas infinitas compaixões por perdidos é conhecer outro Deus. Qualquer conhecimento que apenas exalta a soberba, que engorda o cérebro, é um caminho perigoso para a alma. Nosso Senhor se revelou aos perdidos, então, é bom que não nos aproximemos Dele sem contrição e humilhação para o bem de nossas almas.
         As Palavras maviosas do Senhor fazem bem, porque chega aos corações como o sol, a fim de destruir todo mal. Os antigos diziam que casa onde não entra o sol, entram os médicos. Não é assim com a alma que jamais recebeu os raios solares da justiça de Deus? As Palavras de Deus vêm para mostrar os males ocasionados pelo pecado na alma, e, além disso, elas dissipam esses males. As Palavras de Deus agem como um exército bem armado, forte, pois chegam desferindo golpes mortais contra inimigos, os quais operam nas trevas. Então, lutar contra a Palavra é suicídios, é loucura; é agir como um cão, o qual sendo retirado de um perigo ainda ousa morder seu salvador. Meu amigo, as Palavras de Deus jamais farão bem às manifestações do velho homem, porque este é inimigo mortal de Deus. Normalmente a mensagem santa da justiça eterna chega e fere esse inimigo que se levanta contra tudo o que é santo, bom e justo. Quando vemos homens atacando a verdade e resistindo a Palavra, sabemos que não passa do terrível inimigo que tombou em Adão e que agora persiste no pecar.
         Mais do que isso, as Palavras de Deus fazem o bem porque mostram os segredos ocultos do coração; mostram as malícias e maldades escondidas. Mas a poderosa Palavra atravessa o que é apenas visível e vai até ao profundo poço do pecado, onde se encontra exatamente a oficina do mal e ali mostra o que o homem é no coração. As Palavras de Deus chegam para declarar que a justiça própria do homem de nada vale (Isaías 64:6); que para o ímpio não há paz (Isaías 57:21); que enganoso é o coração e desesperadamente corrupto e que nada há oculto que elas não descobrem. Nesse sentido elas fazem o mal, assim como fez ao governador Félix, pois quando foi descoberto no íntimo procurou evadir-se.
         Se você caro amigo se sente ofendido com a mensagem, saiba que ela é santa e justa, e que está mexendo com seu orgulho próprio; está descobrindo o fato que você está andando no pecado, longe de Deus e da glória Dele. Essas descobertas chegam para seu bem, assim como um médico descobre alguma enfermidade mortal, mas chega a tempo hábil para a cura. Sempre a Palavra chega para mostrar Cristo o Salvador e Senhor. Não é maravilhosa a Palavra?

Nenhum comentário: