sábado, 29 de novembro de 2014

CONHEÇO AS MINHAS OVELHAS (1)



 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão eternamente e ninguém as arrebatará das minhas mãos (João 10:27,28)


INTRODUÇÃO:

            Amigo leitor, ao abrirmos nossas bíblias, defrontamo-nos com uma esplêndida passagem, onde o Espírito Santo mostra o relacionamento de Cristo e suas ovelhas. Estou plenamente certo que é uma passagem bíblica que todos precisam entendê-la. Estou certo também que o Espírito Santo quer esclarecer esta verdade sublime aos corações daqueles que amam Sua Palavra. O Senhor está expondo o seu ministério aos judeus incrédulos que O resistiam e recusavam aceitá-Lo como o Messias enviado de Deus.

Neste capítulo nosso Senhor toma posse de uma linguagem conhecida para explicar o seu ministério em relação à salvação das almas. Ele coloca-se como Pastor e aqueles a quem haveria de salvar Ele chama-os de ovelhas. Quanto esforço fazia o Mestre para explicar àquele povo, que Ele era o Filho de Deus enviado para resgatar o pobre pecador! Mas os judeus não podiam entender; eles estavam cegos pela incredulidade de seus corações. No verso 26, o Senhor declara-lhes francamente: “Vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas”. O Senhor é o Sumo Pastor, o Bom, Eterno e Amoroso Pastor. Mas está bem claro nesta passagem que nem todos são ovelhas Dele. Ele é o Glorioso Pastor, mas é fato que Ele tem um número certo de ovelhas; que nem todos são ovelhas Dele; que é possível saber quais são suas ovelhas, bem como é possível saber quem não é Sua ovelha.

Caro leitor, se você é alguém atento à Palavra, não descuidado, mas alguém cujo coração pulsa pela verdade, você vai apreciar estas mensagens e elas chegarão ao seu coração. São todos os homens pertencentes a Cristo? São todos ovelhas do Sumo Pastor? Observe o texto no verso 26 onde o Senhor afirma claramente aos judeus: “Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas”. Bem, é importante lembrar que a Bíblia compara o ser humano com ovelha. Em Isaías 53, o Espírito Santo aponta os pecadores como ovelhas extraviadas, sem pastor, cada uma seguindo o seu próprio mau caminho, errante, à mercê de sérios perigos, longe de Deus. É esta a verdade a respeito de todos. Mas eis que se apresenta o Maravilhoso Pastor, o Glorioso Filho de Deus. E qual foi o propósito de sua vinda ao mundo? Em João 10 verso 11, Ele declara que o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas.

 Eu lhe pergunto: Você é uma ovelha que pertence ao Glorioso Pastor? Lembre bem que você está enquadrado em um desses dois grupos: As ovelhas errantes sem pastor, ou as ovelhas que um dia ouviram a voz do Mestre e agora são salvos para sempre. Enfrente a sua real situação agora; não brinque com Deus. Não permita ser ludibriado pelo engano do seu próprio coração. Quem são as ovelhas do Senhor? Será que são aqueles que se dizem crentes? Bem, o nome CRENTE não quer dizer nada em relação à ligação do homem com Deus. Ah! Que nome vituperado tem sido esse nome de CRENTE. Puseram nódoa, mancharam esse nome. Mas a verdade não muda com respeito ao verdadeiro crente. Quando a Bíblia fala do crente, não está referindo meramente alguém que faz parte de certa igreja, ou alguém que tem uma bíblia, ou que tem uma aparência de crente.

Quem são as ovelhas do Senhor? São aqueles por quem Cristo morreu; que foram arrancados da maldição eterna; que foram achados pela infinita misericórdia do alto. A bíblia apresenta uma bela descrição a respeito daqueles que são as ovelhas do Sumo Pastor. Eles são chamados de eleitos, escolhidos antes da fundação do mundo, amados de Deus o Pai, os santos do Senhor, os vencedores, selados pelo Espírito (Efésios 1:13). São esses que o Senhor Jesus chama: “As minhas ovelhas”, no verso 27 de João 10.

Não se deixe enganar. Não permita que seu coração fique na incerteza; assuma agora a sua real situação diante do Deus que não pode mentir: Você já é uma ovelha pertencente ao filho de Deus? Já foi comprado com sangue do Cordeiro? Já foi tirado das trevas para a luz? Tal posição de glória e honra é somente conferida aos salvos. Cristo Jesus veio ao mundo em busca das Suas ovelhas, deu Sua vida para resgatá-las do domínio do pecado, do diabo, da morte e do inferno. Meu sincero desejo é que seu coração esteja plenamente convicto da sua posição de ovelha do Senhor e que prova isso pela maneira que cada dia O segue.

Nenhum comentário: