sexta-feira, 28 de novembro de 2014

CHAMADA EFICAZ (7)



DEFINIÇÃO DE GRAÇA IRRESISTÍVEL

    Quero aqui dar uma definição, procurando ser o mais claro possível quanto a esse assunto. Por GRAÇA IRRESISTIVEL, estou querendo dizer que não há nenhum pecador, que essa graça chame, que possa resistir ao chamado. Pelo contrário, aquela alma que é visitada pela Graça salvadora atenderá sim, e irá de todo coração, com alegria, com prazer e se submeterá a essa graça. A pessoa que tomarei aqui para exemplificar o que significa a operação da livre graça, é Zaqueu, cuja história está relatada pelo Espírito Santo em Lucas 19:1-10. 

         Antes quero explicar o porquê, que a Graça de Deus é Irresistível. Em primeiro lugar a atuação da graça é irresistível, porque é Deus atuando em chamar aqueles que em Cristo Ele aprouve salvar. Deus tem aqueles que Ele, em Seu decreto eterno escolheu em Seu Filho (Efésios 1:4), e o objetivo de Deus quanto ao evangelho é alcançar seus escolhidos.

         Em segundo lugar, claramente vemos, especialmente no evangelho de João, que o Filho de Deus veio a este mundo por causa dos seus. Em Sua oração sacerdotal (João 17), vemos que o Senhor ora em favor daqueles que o Pai lhe deu. Ele diz em Sua oração: “Não rogo pelo mundo...” Cristo apresenta em João o fato que todas as suas ovelhas serão alcançadas, e que nenhuma haverá de se perder. Ele ainda confronta os falsos religiosos do seu tempo, os fanáticos judeus, mostrando que eles nem podiam crer nEle, porque não eram ovelhas Dele (João 10:26).

         Em terceiro lugar, afirmo que a Graça é Irresistível, porquanto, tendo em vista que Deus chama seus escolhidos, a Poderosa Graça chega e de maneira gloriosa fita diretamente o pecador que há de salvar, e naquela alma opera o milagre da salvação, e nós vamos ver que  é exatamente assim que Deus faz, como ocorreu nas vidas de alguns homens no passado, conforme narra o próprio Espírito Santo.

         Em quarto lugar, a Graça é Irresistível, porque alcança seu objetivo, triunfando sobre todo poderoso efeito que o pecado exerceu naquele pecador. Essa graça vem adornada do Poder do Onipotente, capaz de levantar o pecador de seu estado de morto (Efésios 2:1),  concedendo-lhe vida eterna. Essa graça chega trazendo a justiça de Cristo para cobrir o pecador e torná-lo perfeitamente aceitável. Essa graça chega cheia do glorioso amor e chama o pecador, e ele, com seus olhos espirituais abertos pelo poder vivificador do Espírito Santo, contempla pela fé, admirado, aquele que tanto lhe amou, tem seus ouvidos abertos para ouvir o seu “Vinde a mim”. Então, acontece aquilo, que encanta os céus, paralisa o inferno e faz tremer o império de Satanás.

         O pecador é levantado de sua situação e vai sim de coração para Cristo. “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim...” (João 10:27). Ninguém vai a Cristo, porque um amigo fez com que ele fizesse uma decisão; porque foi forçado pelos pais; porque ficou encantado com a música; porque foi atraído por um milagre que ocorreu, ou mesmo porque gostou do ambiente alegre de uma igreja, ou porque assistiu o coral cantar e achou bonitas as músicas. O pecador só pode ir a Cristo porque a Graça de Deus lhe atrai por meio da mensagem da Palavra da verdade, pregada com fidelidade.

         É isso o que significa GRAÇA IRRESISTÍVEL. Minha esperança é que em seu coração você esteja enamorado dessa tão preciosa doutrina. Ao discorrer sobre esse assunto, tão revestido de glória, meu coração fica cheio de alegria, porquanto estou bem certo, do quanto é necessário que levemos, a todos os amigos, a mensagem certa para que as almas sejam tiradas dessa nuvem de confusão que paira no mundo hoje. O alvo de tudo é a glória de Deus, e estou certo que Ele está sendo glorificado quando pregamos com fidelidade, aquilo que Ele ordenou que fosse pregado. Quando buscamos a glória dEle, Ele mesmo fará com que Sua palavra conquiste os frutos preciosos na salvação das almas e na edificação do Seu povo.

         Concluo este assunto afirmando que a GRAÇA IRRESISTÍVEL está em perfeita atuação, salvando almas. Em todos os lugares, no mundo inteiro, pessoas de todas as raças e de todas as nações estão sendo atraídas pelo poder transformador da graça. “Muitos virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus.” (Lucas 13:29) É isso o que Deus está fazendo neste momento, enquanto o evangelho verdadeiro está sendo proclamado, com o poder do Espírito, em todos os lugares deste mundo. Deus fala aos corações das almas, que verdadeiramente estão arrependidas, e que querem acima de tudo o perdão de Deus e almejam pertencer a Cristo. Anseia a salvação?  Confesse seus pecados e clame ao Senhor, pedindo que Ele venha lhe salvar agora mesmo.




Nenhum comentário: