quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PERTO DO REINO, SEM SALVAÇÃO (11)



LUCAS 18:18-23
         DESCOBRINDO SEU ÍDOLO OCULTO: “...vai, vende o que        tens...”
         Meu amigo vemos que o ídolo daquele estava oculto no coração, mas nosso Senhor foi lá para rasgar seu coração e mostrar-lhe aquilo que lhe levaria à perdição eterna. Ele parecia ser bem religioso e rodeava perto da porta de acesso ao Paraíso, mas jamais podia entrar, porque seu deus era o deus mamon. Seu tesouro era a riqueza terrena, por isso seu coração estava nisso.
         Então, tendo alcançado aquilo que era o seu deus, certamente podia ter a religião que quisesse. O deus riqueza é o ídolo mais importante para movimentar os homens no sincretismo religioso. Os amantes das riquezas terrenas normalmente estão de mãos dadas e seguem juntos em alegria, no propósito de afirmar que têm deus no coração. Onde está o amor ao dinheiro, há também uma completa negação no íntimo do Deus vivo. Naquele momento aquele homem estava na prática negando tudo o que ele aprendeu e que afirmava crer.
         Toda sua religiosidade aprendida com seus pais não passava de ilusão e culto aos ídolos; em nada ele era diferente dos pagãos das nações vizinhas. E por incrível que pareça, a ausência de amor a Deus lhe levava a odiar seu próximo e como consequência era ele no íntimo um assassino, ladrão, desonrador de seus pais. Nada daquilo que aprendera tinha qualquer valor. É o amor a Deus que marca a presença do amor ao próximo. É o amor a Deus que marca a justiça e santidade no viver de um homem. O amor a Deus é algo singular, isso significa que não pode amar a Deus e ter qualquer ídolo no viver. Afirmar que ama a Deus e viver associado a qualquer ídolo no íntimo, é profanar o Nome santo. Em nossos dias vemos essa terrível profanação, porque ímpios, mundanos, carnais e avarentos estão unidos, tentando associar o Deus da Bíblia com seus ídolos. Estão dizendo que amam a Deus com suas bocas, mas no coração estão longe do Senhor. Fazem isso em nossos dias, pois por fora tentam lisonjear os homens com suas vaidosas afirmações e supertições religiosas.
         Para aquele homem não havia esperança de entrar no reino de Deus e herdar o céu, enquanto carregasse essa imagem de escultura no coração. Nosso Senhor chegou amavelmente a ele; nosso Senhor apontou-lhe o caminho rumo ao céu, em nada negou-lhe o acesso ao Paraíso. Mas aquele ídolo devia ser lançado fora. Naquele momento nosso Senhor mostrava àquele homem o caminho do arrependimento. Em nada nosso Senhor mostrou-lhe um caminho fácil. Não é fácil “vender tudo o que tem”; não é nada fácil desfazer do coração essas tralhas do pecado e do diabo. Essa parte só vem com sincero arrependimento. Foi assim com Zaqueu (Lucas 19:1-10), pois quando se converteu realmente, tinha toda disposição de mudança no coração, a fim de colocar seus caminhos retos perante o Senhor.
         Nosso Senhor estava mostrando o caminho certo de uma alma arrependida, revelando isso na disposição de agradar a Deus em tudo e mostrar serviço em favor do próximo. Ele pensava que estava servindo aos pobres, mas na realidade ele estava ajuntando seus tesouros aqui para o fogo eterno. Era um avarento e cobiçoso de torpe ganância. Com aquele peso no coração, jamais poderia seguir a Cristo. Ele estava muito ocupado no mundo, por isso não podia seguir o Filho de Deus. O caminho do salvo é rumo ao céu; ele é um seguidor do Pastor e O segue como ovelha. Nosso Senhor afirmou que ele teria um lugar e bens eternos no céu.
         Meu caro amigo, quantos estão na mesma condição daquele homem! Estão tão ocupados com seus negócios terrenos que não têm tempo para ouvir a Palavra de Deus; que nem querem ouvir a verdade. Estão tão ocupados, por isso estão surdos e cegos, pois não ouvem o chamado ao arrependimento, nem veem sinais de que o fim está próximo. Nada percebem que estão ajuntando seus tesouros aqui para o fogo eterno.

Nenhum comentário: