segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A RELIGIÃO ESPIRITUAL (5)



Spurgeon
         “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita” (João 6:63)
         Outro ouve que certa pessoa foi muito abençoada com a leitura de um texto bíblico. “Oh!”, diz ele, “este texto foi uma bênção para outro? Então vou ler o mesmo texto para mim”. Você acha que, se fizer o mesmo que o outro fez, você receberá a mesma bênção? Você terá uma surpresa decepcionante ao ler a passagem e descobrir que ele não lhe diz nada. Ela fez o espírito do outro saltar de alegria, encheu sua alma com vinho do reino, mas para você ela é como um poço seco ou uma garrafa vazia. Por que isso? A simples letra com a qual a promessa foi expressa não lhe traz nenhum proveito; só o espírito da promessa, a vida do Espírito que corre pelas veias da promessa é que poder ser-lhe útil.
         Você ouve de outro que medita na lei de Deus dia e noite e se torna como uma árvore plantada junto aos ribeiros de água. Então você diz: “Eu tomarei providência para ler a cada manhã um capítulo e dois a cada noite”. Há pessoas que acham que, se lerem trechos grandes da Bíblia, terão feito um bom negócio. Neste espírito não faz diferença se elas lerem trechos filosóficos, pois passam pelo texto sem entendê-lo. Muitos dos nossos pastores pensam que devem ler trechos longos das Escrituras no culto, por exemplo três capítulos de Ezequiel, e ninguém sabe do que estão falando. Se lessem um sermão em holandês para um público inglês, fariam o mesmo bem. O texto de Ezequiel fala de efas e rodas dentro de rodas, mas ninguém entende muito bem o que significam. Em vez de ler como fazia Esdras, explicando o texto para o povo, eles só leem – passando por cima de cercas e fossos como numa competição a cavalo! Em vez de parar para quebrar as cascas e dar grãos de verdades para o povo, eles continuam lendo. Para pessoas assim podemos dizer: “Sua leitura bíblica é só carne, que para nada lhe aproveita; o espírito é que vivifica. A mera carne, a simples forma externa da leitura bíblica não trará proveito para ninguém. Uma pequena porção da Bíblia sobre o qual o pregador orou, avivada com o orvalho do Espírito, mesmo que seja uma frase curta com seis palavras, será uma bênção maior do que cem capítulos sem o Espírito, porque são carne – estão mortos. Este versículo curto, com o Espírito, traz vida”.
         Não se consegui me fazer entender completamente; o que eu quero que todos compreendam é que não são as manifestações exteriores da nossa religião que salvam a alma e nos trazem proveito; é o espírito interior da coisa que o faz. Veja, eu não tenho problemas com nenhuma destas formas, assim como não tenho com nossos corpos só porque não são espíritos. Nossos corpos servem para habitação do espírito, e as formas são boas para o espírito que há nelas; mas a forma sem espírito, por mais enfeitada e aparentemente consagrada seja, não trará proveito eterno e salvação para a alma. “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita”.
         Agora, prezado amigo, Sr. fulano, se você tomar um lápis e relacionar tudo o que fez nestes anos todos, o resultado será bem pequeno se o que estou dizendo é verdade. “Eu acho”, diz você, “que sou uma pessoa razoavelmente boa; tenho alguns poucos defeitos, mas veja tudo o que eu fiz. Tenho Dio à igreja quase sempre duas vezes a cada domingo desde que sou menino – não me lembro de ter faltado, a não ser quando estava doente. Isso foi muito bom da minha parte, nada de errado. Leio a Bíblia todas as manhãs; oro com a família, o que também é muito bom da minha parte: outro ponto a meu favor. Faço minhas orações à noite quando vou dormir e quando levanto de manhã. Vou com muita frequência aos cultos de oração. Não que alguém possa me acusar de alguma coisa; acho realmente que faço tudo para ser uma pessoa realmente religiosa”.










Nenhum comentário: