quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A CHAMADA EFICAZ (5)



DEFININDO A CHAMADA EFICAZ
Ao tratar sobre definição de Graça Irresistível, inicio com uma pergunta bem perscrutadora: Será que os homens podem resistir a Deus? Respondo que sim! Aliás, o estado natural dos homens é de contínua rebelião contra Deus. Desde a queda em Adão os homens continuam como sempre, afastados da glória de Deus (Romanos 3:23). Não mudaram e  nem irão  mudar. Deus mesmo afirma que os homens estão mortos em seus delitos e pecados. Não fiquemos a pensar que podemos mudar a tão triste situação em que se encontra a raça pecadora. Mas, a teologia moderna, afastada da Bíblia, com seu caráter apóstata, tem procurado mudar a situação dos homens achando que através da livre decisão de cada um, a raça humana pode assim chegar a Deus.
Quero dar louvores ao Senhor por Sua palavra. Continuarei pregando o que a Bíblia ensina. Os homens resistem a Deus? Sim! Todos, desde o mais velho até ao mais jovem, todos estão juntamente unidos contra os céus, contra o reino de Deus, contra a santa lei, etc. Eles não estão voltados contra os crentes, eles estão armados e apontam suas armas contra os céus e sendo inimigos de Deus, estão em pé de guerra contra Deus e contra o povo de Deus. O Espírito Santo mostra este fato no Salmo 2. Eles estão a serviço do pecado, são escravos do pecado e diariamente servem ao pecado, assinando novos compromissos de trabalharem mais e mais para construírem o império maligno. Seus olhos estão fechados e não podem enxergar a glória de Deus; todos os membros de seus corpos estão inteiramente aptos para  servirem a iniquidade.
Os homens resistem a Deus? Sim! Eles estão mortos em seus pecados, (Efésios 2:1), e se você chegar para um morto, falar com um morto, gritar com um morto, chorar para um morto, mexer com um morto, ele vai continuar como morto. Ele vai lhe resistir. Tempo atrás estive num velório, e naquele momento tinha chegado um defunto. Era o corpo de um homem de meia idade. Sua esposa estava ali chorando e clamando para que ele levantasse do caixão.  Logicamente, a pobre mulher não podia ter seus anseios sendo realizados. Seu querido esposo estava morto. Assim são  os homens no tocante a Deus. Em seus corações nada há de sentimentos para amarem a Deus; nada há de vontade inclinada para obedecerem a Deus, o Senhor Jesus disse para os rebeldes judeus: “E não quereis vir a mim para terdes vida.” (João 5:40)
Os homens também  têm seus pensamentos perdidos na escuridão, portanto, nada sabem, e nada entendem quanto às realidades espirituais. O Senhor Jesus jamais foi atrás das multidões para ver se elas estavam querendo segui-lo. As multidões iam à Sua procura não porque O amavam, nem  porque  O admiravam e estavam deslumbradas com Sua glória, por ser Ele o Filho de Deus, nem mesmo porque estavam com fome da verdade, e anelavam a justiça de Deus. Elas queriam ver espetáculos, queriam que Jesus trouxesse prazeres terrenos; queriam que Jesus fosse como um político, e estavam prontas para irem até às urnas, tendo assim os votos necessários para elegê-lo, a fim de que fosse um rei que lhes trouxesse favores materiais. A mesma multidão que corria à Sua procura estava pronta para ouvir o conselho das autoridades, para que matasse a Jesus e libertasse o criminoso Barrabás.
Será que os homens resistem a Deus? Resistem sim. Eles correm, dando as costas para a misericórdia, sem saber que estão indo em direção ao juízo. Eles odeiam o caminho para o céu, e prontamente e de boa vontade andam pelo caminho largo indo para o abismo. Os homens resistem a Deus? Sim. Resistem e desafiam o Poder de Deus. Eles vagueiam no pecado achando que Deus não é poderoso suficiente para puni-los e lançá-los no castigo eterno; acham que Deus é como os homens, fraco e incapaz.

Nenhum comentário: