domingo, 30 de novembro de 2014

CONHEÇO AS MINHAS OVELHAS (2)



 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão eternamente e ninguém as arrebatará das minhas mãos (João 10:27,28)

CONHECENDO AS OVELHAS: (primeira)
Amigo leitor, continuemos estudando esta preciosa passagem de João 10. Vemos o Sumo  e glorioso Pastor das ovelhas, o Filho Eterno de Deus; aquele de quem relata o salmista no salmo 23; o Deus que se revelou, sim, Ele está declarando aos judeus nesse capítulo que eles, devido a  pertinaz rebelião e incredulidade, estavam apenas provando que não eram Suas ovelhas. Que lição impressionante traz diante de nós essa passagem! Mais uma vez vemos o Espírito Santo derribando fora o ensino humano e enganoso de que todos os homens são pertencentes a Deus; de que Deus é o pai de todos.
É necessário que, inclinemos nosso coração perante a verdade revelada, pois o Deus que não pode mentir é que tem falado, e quem somos nós para discutirmos com o Todo Poderoso? Somente a verdade pode trazer libertação ao pobre pecador. Por favor, não deixe sua bíblia fechada agora! Abra-a e veja o ensino do Espírito Santo! Não continue nas trevas da ignorância e do orgulho, porque o grande Deus afirma que Ele resiste aos soberbos, mas aos humildes concede Sua graça. O Senhor Jesus passa a mostrar quem são suas ovelhas, e nesse verso Ele deixa bem claro esse ensino.
Duas coisas são ditas a respeito das ovelhas em relação ao Pastor: Primeiro “elas ouvem a Sua voz”. Nota o que Ele diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz.” Então, essa é a verdade cheia de glória concernente a ligação da ovelha com o pastor. Em segundo lugar, no final do verso Ele declara que “elas o seguem”. Então, como podemos discernir quem são as ovelhas do Sumo Pastor? A resposta é que são aquelas que ouvem a Sua voz e lhe seguem. É só isso, nada mais. O restante trata daquilo que o Pastor faz em relação às ovelhas. As ovelhas nada podem fazer pelo Pastor, porquanto não passam de ovelhas. É o pastor, sim, que tudo faz por elas. Aqui jaz o mistério revelado da gloriosa graça e da verdadeira fé.
Passando para o verso 28, observemos bem a esplendorosa riqueza de Sua graça em manifestação: “Ele dá vida eterna”. Ele está afirmando que elas jamais poderão ir para o inferno, e apresenta a segurança que a ovelha tem em Sua mão e na mão de seu Pai. Temos diante de nós muitas maravilhas no conhecimento da graça de Deus através desta passagem. Vamos, portanto juntos conhecer as maravilhas da misericórdia desse Grande Deus. Meu desejo é que haja algum leitor cujo coração anela pela verdade, tem sede de salvação e anseia conhecer o Deus que se revelou. Deus estende Sua graça para tal tipo de pecador; Deus se inclina para falar com tal pessoa, e estende Sua misericórdia. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. O pecador que tem seu coração inclinado para ouvir a verdade jamais será contagiado por promessas dos homens; jamais será induzido pelo engano; não será persuadido pelas emoções. Afinal, é alguém que quer enxergar a verdade, almeja ver a glória de Deus por meio do evangelho; é uma alma que não está satisfeita consigo mesma, pois seu único prazer é ouvir do Senhor seu Deus. O Espírito Santo será o professor dessa pessoa. Ele abre os olhos para que a alma conheça a Glória de Cristo, e abre os ouvidos para ouvir Seu chamado para a salvação.

Nenhum comentário: