terça-feira, 25 de novembro de 2014

O QUE OS ÍMPIOS ENTESOURAM AQUI (7)



Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus” (Romanos 2:5).
OS DOIS TERRÍVEIS PECADOS:
        Caro leitor, já pudemos ver a primeira lição, para a qual nossa atenção foi direcionada – o Dia do Juízo. A morte é aquela que chega para selar o destino eterno dos homens. A história deste mundo é toda marcada pelas “unhas” da morte. Basta que olhemos para o passado, a fim de vermos a morte zombando da atual geração, e o presente vem para mostrar o quão frágeis somos, como vermes diante desse poder perante o qual o mundo insensato tem que se curvar. Também, o futuro nos mostra que toda euforia e grandes planos e projetos dos homens serão atirados ao pó e tudo aqui resultará em silêncio mortal e assim declarar que todo esforço e trabalho das nações não passam de combustível para o fogo (Jeremias 51:58).
        Agora chegou o momento para que vejamos quais são os pecados que levam os a trabalhar neste mundo para ajuntar lenha para o fogo eterno. Tomemos o verso em pauta para analisar o que é dito ali: “Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente...”. Note bem o quanto essa declaração é importante para a compreensão do texto, pois Paulo está mostrando que a culpa do pecado está sobre os judeus e sobre os gentios. Então, podemos ver que Paulo vai direto ao coração do homem e não meramente aos atos. É exatamente aí que os judeus religiosos e hipócritas são pegos, porque eles seguiam seus costumes religiosos e desdenhavam dos gentios, declarando que eles eram merecedores da vida eterna, enquanto os gentios eram dignos da condenação. Ora, o que essa declaração nos mostra é de vital importância, porque somos assim, sempre inclinamos a confiar que nosso merecimento é medido pela nossa religiosidade externa. Mas, eis que a Palavra de Deus vai direto ao coração do homem: “...segundo a tua dureza e coração impenitente...”. Por essa razão, creio que preciso esforçar-me na explicação desse ensino.
        Caro leitor, notemos bem que ao tratar com o homem em seus pecados e sua culpa perante Deus, a Palavra de Deus vai diretamente ao seu coração e não às meras ações externas. Primeiramente Deus mostra o coração, para depois mostrar seus atos. Notemos bem que os atos indicam o coração, mas o que acontece é que muitos elementos religiosos conseguem encobrir seus atos malignos com suas atividades religiosos, assim como faziam os fariseus. Mas, eis que todos, não importa a nação e seus costumes, todos os homens são tidos por culpados e a Palavra de Deus revela o que eles são descobertos seus corações. Ora, o texto lido nos faz deparar com a triste condição do homem não arrependido; nos mostra o que está acontecendo com aquele que vive em seus pecados. Somos aqui informados do que acontece com todos, mesmo que na aparência sejam bonzinhos e que aos olhos do mundo parecem justos e piedosos. O texto declara que eles têm seus corações duros e impenitentes.
        Ora é exatamente isso o que aparece em Habacuque 2:4: “Eis o soberbo, sua alma não é reta nele...”. Por fora temos o costume de olhar aquele homem que bebe, que xinga, que é adúltero ou mentiroso, etc. Mas a Palavra simplifica tudo, mostrando que o homem no pecado, por fora é um soberbo. Eis aí a explicação bíblica do que é o pecado na aparência. Eis aí o que Paulo define o homem no coração, conforme Romanos 2:5: “...tua dureza e coração impenitente...”. A Palavra de Deus não precisa de muitas palavras para explicar a situação dos homens, pois a linguagem é simples e clara, tanto no Novo quanto no Velho Testamento.
        Em resumo quero concluir minha página deste dia mostrando aos meus leitores que o evangelho chega ao coração; que o evangelho vai além das aparências e que não negocia com ninguém, pois abre a boca e denuncia o pecador, a fim de que urgentemente homens e mulheres se arrependam de seus pecados e se convertam a Cristo, a fim de que sejam salvos e transformados.

Nenhum comentário: