domingo, 23 de novembro de 2014

PERFEITA E ÚTIL PALAVRA DE DEUS



“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração (Hebreus 4:12)
         Caro leitor, os crentes só podem avançar na jornada se a cada dia conquistarem maior conhecimento e habilidade na Palavra e com a Palavra. Visto que estamos sofrendo terríveis ataques de satanás contra a verdade, requer que ela seja buscada e vista como suficiente e eficiente para todo nosso viver, nosso serviço, nossa defesa e nosso ataque contra o reino das trevas. Por essa razão devemos saber que:
         1.      ELA É DIVINA. Ora, ela é a proveniente da inspiração de Deus. Asseguremo-nos desse fato, caro irmão! Curvemo-nos perante esse milagre e poder que temos em mãos.
         2.      ELA VIVA. Que contraste a Palavra de Deus faz com nossas pobres palavras! Não precisamos de nossa habilidade, cultura e esperteza, pois não há qualquer poder em nós. Mas a Palavra de Deus é viva e jamais pode ser apagada, aniquilada. Os homens morrem, gerações passam, nações perecem, mas a Palavra de Deus permanece para sempre viva e poderosa para vivificar.
         3.      ELA É EFICAZ. Não precisamos mudar a Palavra; não precisamos ensinar, nem acrescentar nada à Palavra, pois ela é suficiente e eficiente nela mesma para gerar convicção e conversão. Ela dá consolo e confirma os santos e tem poder para elevar-nos às alturas da felicidade e da santidade.
         4.      ELA É CORTANTE. Ela fere os corações, atinge a consciência de todos. Toda ela é cortante, então não brinquemos com ela, achando que podemos nos divertir religiosamente à custa da Palavra. Ela mata o arrogante, levando o velho homem ao pó.
         5.      ELA É PENETRANTE. Sim, somente a Palavra de Deus pode abrir caminho de acesso ao coração endurecido. Não há coração empedernido que a Palavra de Deus não possa sangrá-lo, a fim de levar o pecador à profunda convicção de sua maldade e da arrogância contra Deus.
         6.      ELA É DISCRIMINADORA. Somente a Palavra de Deus pode mostrar a diferença entre a mentira e a verdade, entre o que é de Deus e o que é do diabo, entre a religiosidade falsa e a verdadeira. Ela separa aquilo que é meramente exterior daquilo que é interior.
         7.      ELA É CAPAZ DE DISCERNIR. A Palavra de Deus, como que, retalha o homem; ela rasga o homem mostrando o que está escondido no coração. Ela revela o que está oculto na alma e tendências enganosas da alma.
         Caro leitor, eis aí o que o Espírito Santo, em poucas palavras fala acerca do livro de Deus. Você ama a Palavra? Teme-a? É seu tesouro? É um discípulo que prefere estar aos pés do livro de Deus?

Nenhum comentário: