quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O INFERNO DE FOGO (9)



 E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma grande pedra de moinho e que fosse lançado no mar. ....ires para o inferno, para o fogo que não se acaba” (MARCOS 9:42-50)
OS HERDEIROS DO INFERNO: “...cada um será salgado com fogo
         Caro leitor, que em seu coração haja essa meditação solene a respeito desses fatos do juízo eterno de Deus. Que todos os dispositivos de engano e mentiras desse sistema religioso possam ser arrancados do seu coração, a fim de que você esteja sendo guiado pelo caminho tão iluminado da verdade bendita. Precisamos ficar detidos numa passagem como essa, onde nosso Senhor trata abertamente sobre o inferno. Precisamos saber que seus ouvintes não reagiram contra o ensino, porque para eles era uma verdade clara e coerente com a Escritura do Velho Testamento.
         Agora chegou o momento para que conheçamos quem são os herdeiros do inferno. Nosso Senhor não faz um elaborado de doutrinas, mas sim apresenta tudo de forma bem prática, mostrando como e porque os homens são atirados para o tormento eterno continuamente. Essas verdades são apresentadas por nosso Senhor de forma taxativa. Não há meio termo. O Senhor lhes mostrou que a conversão sincera consiste em “arrancar” fora determinados e importantes membros do nosso corpo, os quais comunicam ações perante nosso próximo. Vimos também que somente na conversão genuína que homens e mulheres realmente são transformados e passam a viver como se fossem cegos, manetas e aleijados.
         Para mostrar os herdeiros do inferno, de novo nosso Senhor toma uma figura de linguagem. Mas esse linguajar de nosso Senhor não era estranho para aqueles homens judeus que lhe ouviam, pois nosso Senhor sempre combinava Seus ensinos e exortações com verdades tiradas do Velho Testamento. Quando Ele falou sobre o sal, todos entenderam imediatamente. Mas o sal é conhecido universalmente, por isso fica fácil para que esse ensino acerca dos herdeiros do inferno chegue aos corações de meus leitores.
         Tomemos agora a frase: “...cada um será salgado com fogo”. A primeira lição que deve chegar à nossa mente é que a presença do sal indica sabor. Nosso Senhor transmitiu essa verdade em Mateus 5, quando afirmou que os crentes são o sal da terra. Significa que este mundo apodrecido no pecado carece da presença dos crentes, porque eles exercem um poder incrível de preservação, caso contrário tudo aqui se torna como carne podre. Eu me lembro bem que na minha infância raramente alguém tinha geladeira. Então as carnes compradas precisavam ser salgadas. Então, segue-se que a presença dos verdadeiros crentes em Cristo neste mundo retira essas contaminações do pecado. Eu realmente creio que tanta maldade e perversidade vistam nas ruas e praças são porque está faltando genuínos crentes na sociedade. Muitos que se intitulam “crentes” em nossos dias não passam de sal insípido, que não dão sabor, por isso são prejudiciais à sociedade.
         Então, voltando ao texto, na lição o Senhor está declarando que os herdeiros do inferno são aqueles que nesta vida mostram que nada têm de sabor. Suas vidas são insípidas. Veja amigo leitor, como nosso Senhor está dizendo que o viver de qualquer ser humano neste mundo tem como objetivo utilidade espiritual. Uma vida sem sal é sem qualquer utilidade, mesmo que a pessoa trabalhe, ganhe muito, seja educada e bem aceita. Mas sem o sal de Deus, o viver torna-se sem qualquer utilidade, porque não tem valor para Deus. Seu viver é insípido.
         Sem dúvidas é uma lição que deve nos humilhar. Viver neste mundo apenas interessado em coisas transitórias; apenas buscando aquilo que visa a satisfação carnal é como uma árvore que não produz fruto; é como um instrumento sem qualquer valor. Então, na linguagem do Senhor, o homem só tem valor se houver em sua vida o sal do arrependimento e da justiça de Cristo, porque assim será uma bênção no mundo que jaz no maligno.

Nenhum comentário: