domingo, 23 de novembro de 2014

O DEUS QUE SONDA OS CORAÇÕES



“Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações” (Provérbios 21:2).
         Caro leitor, precisamos entender que Deus sonda os corações e muitos que são sondados e pesados, logo demonstram estar em falta. Meditemos nisso caro leitor. Saul teve outro coração, assim que o Espírito de Deus o tomou (1 Samuel 10:10). Foi, sem dúvidas uma nova fase na vida daquele moço, mas o intuito divino era usar-lhe por um período de tempo. Aquele nova fase na vida de Saul não indicou que teria uma nova natureza, pois logo foi sondado e foi rejeitado (1 Samuel 15).
         Também podemos lembrar de Acabe, quando recebeu a visita carregada de profecias de juízo contra ele e sua família (1 Reis 21). Acabe se humilhou, mas não se tornou humilde; não abandonou seu pecado. Muitos parecem bem humilhados diante de Deus; muitos parecem que se converteram, mas realmente no íntimo não estão dispostos a abandonarem suas práticas pecaminosas, e assim voltarem de coração para o Deus da Bíblia.
         Mas têm aqueles que depois de sondados e pesados, são achados no peso certo. Tem aqueles cujos corações estão sinceramente arrependidos, depois de ouvirem a Palavra de Deus. O temor do Senhor encheu seus corações de medo de pecar e não querem voltar nunca mais para o antigo caminho.
         Tem, também aqueles de coração terno. São almas sensíveis, tocadas pela verdade. São almas afeiçoadas ao Senhor e que anelam aprender Dele, como Maria sempre aos pés de Jesus. São almas que realmente se converteram e provam pelos frutos de humildade e arrependimento.
         Tem aqueles cujos corações estão partidos. Esses sempre estão lamentando; olham para seu passado vil e alegram-se porque o Senhor tudo lhes perdoou. São essas almas despretensiosas; nada querem do mundo, mas desejam de coração viver para Deus e servir ao próximo em amor.
         Tem os de coração puro. Esses amam a pureza de coração e buscam dia a dia essa pureza. Eles lamentam que habitam neles as tralhas do pecado, por isso suspiram por santidade, por serem iguais a Cristo no viver.
         Tem aqueles de coração estável. São os que descansam no Senhor, são constantes na fé, são firmes na oração. São esses que são verdadeiros soldados na obra de Deus e igreja pode contar com esses homens que agem como os heróis de Davi.
         Meu amigo, seu coração está pronto para ser pesado? Pode orar com o salmista: “Sonda-me ó Deus”? Está disposto a isso? Sua confiança está bem alicerçada na Palavra? Alguns falam que sim no meio das emoções, mas esfriam seu desejo quando têm que sacrificar aquilo que tanto gostam. Urias, o fiel soldado de Davi, que foi morto na batalha (2 Samuel 11), estava disposto a sacrificar seu conforto, mesmo distante do campo de batalha. Nada amorteceu seu amor e fidelidade.
         A igreja de Deus hoje precisa de homens e mulheres, provados e aprovados. Que seja assim! Que os fieis se manifestem para a glória de Deus!


Nenhum comentário: