segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

LÁBIOS PURIFICADOS (3)

                              
“Então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo” (Sofonias 3:9).
DEUS AGINDO EM SUA SOBERANIA: “Então darei...”
        Não há dúvida que a mensagem em Sofonias mostra um Deus soberano, o qual agiu e age em todas as nações; que em meio aos seus juízos mostra o exercício da sua misericórdia. Não podemos esquecer que a mensagem pregada pelos falsos mestres proclama um Deus apenas de amor, e quando essa mensagem é examinada de forma meticulosa à luz das Escrituras, logo percebe que esse “amor” apregoado por eles realmente nada tem a ver com o amor bíblico. Sendo assim, o Deus que brota dos lábios perversos dos gananciosos, não é o verdadeiro Deus, mas sim uma imitação barata de satanás.
        Deus sempre mostrou que administra todas as nações, mesmo nos dias de Israel. Para os judeus o Deus de Abraão só tinha interesse por eles, enquanto isso as outras nações eram desprezadas. Mas não vemos assim em toda Escritura, porque cada vez que vemos Deus falando de cada nação, mesmo em tom de juízo, é porque ele age também com misericórdia. Um exemplo clássico dessa verdade está relatado nos quatro capítulos do livro de Jonas. Ali vemos um homem inteiramente voltado para sua nação e odiando o povo Assírio. Mas não foi assim com Deus, pois o profeta esquecia que também com Israel o Senhor usou de misericórdia. Por essa razão, o Senhor de forma mansa e calma interrogou Jonas: “E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há  mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?” (4:11).
        Sendo assim, entendemos que o mesmo Deus que opera justiça e juízo no mundo inteiro é o mesmo Deus que entra com suas intervenções de misericórdia, a fim de salvar pecadores. Precisamos saber que sem essa atividade soberana e compassiva de Deus, certamente todas as nações já teriam sido destruídas por Deus, porque os homens no mundo inteiro nada merecem senão o castigo que vem daquele que reina no céu e na terra. Sem uma ação compassiva e graciosa de Deus não há como mudar o mundo. Sempre achamos que os homens mudam com a educação, família, boas condições financeiras, etc. Mas quanto engano. Vemos hoje como as nações mais poderosas do mundo se entregaram à luxúria, à vaidade e assim estão abandonando os verdadeiros valores. É o pecado que faz com que os homens desçam para a destruição, a ponto de buscar anular tudo aquilo que naturalmente é bom.
        Como vemos em Sofonias, Deus ameaçando as nações existentes naquele tempo, significa que o mundo sempre foi o palco certo para os atos das mais terríveis punições de Deus. Foi essa a mensagem que ele quis transmitir a Baruque, o escrivão de Jeremias. Em dias terríveis, quando Deus estava usando os caldeus para punir todas as nações além de Israel, eis que Baruque se entregou a um tipo de depressão. Foi quando Deus disse a ele: “...Eis que estou demolindo o que edifiquei e arrancando o que plantei, e isto em toda terra. E tu procuras grandeza?...” (Jeremias 45:4,5).

Nenhum comentário: