quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

LÁBIOS PURIFICADOS (2)

“Então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo” (Sofonias 3:9).
INTRODUÇÃO:      
        Devo permanecer um pouco mais nessa introdução, porque precisamos ter uma visão panorâmica de Sofonias, porquanto as lições que Sofonias traz são de imenso valor para nós:
1.          Sofonias, proporcionalmente (sendo um livro de apenas 3 capítulos)  é o livro que Deus mais trata com as nações. Aliás, é bom que jamais desprezemos as advertências divinas dirigidas contra as nações naquele tempo, justamente porque o que Deus fala com elas é a mesma mensagem que ele (em princípios) quer transmitir às nações que agora existem. Nós também podemos ver o quanto o Senhor jamais desprezou os povos, mesmo naquele período quando lidava com a nação de Israel.
2.          A expressão “O dia do Senhor” é comum em Sofonias, porque trata-se de Deus chegando para trazer visitação punitiva aos povos. “Dia do Senhor” é o dia de sua vingança, de sua ira, quando os homens são atingidos pela ira de Deus. Deus sempre está exibindo o “dia do Senhor”, quando homens individualmente morrem e quando ocorrem tragédias em cidades e no mundo. O que aconteceu em Sodoma e Gomorra foi o “dia do Senhor”.  
3.          Em Sofonias Deus está mostrando aos homens que quando ele chega em sua ira não há qualquer possibilidade para que eles escapem (1:18). O livro de Sofonias é desconhecido em nossos dias, quando há tanta zombaria e escárnios contra as verdades que nos foram reveladas. Os homens chamados por Deus para pregar a mensagem santa deveriam com ousadia proclamar o “dia do Senhor”, a fim de que os homens acordem e venham a humilhar, assim como aconteceu em Nínive, como resultado da pregação de Jonas.
4.          Que o juízo de Deus trazendo punição aos povos é a forma de Deus atuar aqui, a fim de manifestar sua misericórdia em salvar. É em meio aos seus juízos que ele demonstra sua misericórdia (verso 13). Ainda o “Dia do Senhor” não ocorreu para o mundo inteiro. Isso acontecerá por ocasião da segunda vinda, quando a igreja será tirada da face da terra e do céu o Senhor haverá de derramar sua ira para a destruição deste sistema satânico, o qual domina este mundo desde a entrada do pecado.
5.          Que esse Deus tem pecadores no mundo inteiro, os quais ele há de salvar. É aí que entra o verso que trata do fato que ele há de dar aos povos lábios purificados. É uma mensagem do grande derramamento da graça de Deus sobre as nações. É a promessa que a mensagem de salvação alcançaria todas as famílias da terra, conforme ele havia prometido a Abraão.
6.          Que esse sempre foi o sistema de Deus operar no mundo, a fim de que no meio da sua ira apareça a sua misericórdia. Assim temos diante de nós o brilho da luz da graça de Deus, quando a ira de Deus ameaça destruir este sistema do mal. Ainda o Senhor está pronto para salvar e ele faz isso purificando os lábios dos pecadores, para que eles possam invocar seu nome e servi-lo.

                         

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: