segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A HUMILDADE E SUBLIMIDADE DO FILHO (1)

“Vim do pai e entrei no mundo, todavia, deixo o mundo e vou para o Pai” (João 16:28).
INTRODUÇÃO:
        Não há como exaurir a glória do Filho de Deus. Sendo ele Deus, nós pobres e finitos seres humanos não podemos conhecer perfeitamente sua excelsa glória ao lado do Pai e do Espírito Santo. Mas aquele que um dia desceu do céu e veio aqui numa humildade que para nós é impossível sondá-la totalmente, sem dúvida somos desafiados a conhecer aquele que deixou a glória eterna ao lado do Pai para tomar nossa miséria. Aquele que deixou seu estado eterno entrou neste mundo para tomar esse tabernáculo físico e assim conquistar para um mundo perdido uma tão grande salvação. Passarei meus pobres anos aqui e jamais serei capaz de transmitir tudo o que significa a humildade e sublimidade do Filho de Deus. Paulo escreveu a Timóteo e disse que a descida do Senhor do céu à terra foi um mistério da piedade. Quem somos nós para descrever essa santa e perfeita piedade do Deus-Homem?
        Mas vale a pena receber esses ensinos. Se a cada dia alimentarmos um pouco do conhecimento do nosso Senhor, certamente seremos mais forte neste mundo. Quanto mais luz da glória do Filho de Deus pudermos ter, mas livres seremos dessa escuridão de mentiras que domina o mundo. Se a cada dia recebermos um pouco das riquezas da glória, quantas bênçãos poderemos nós ter para ajudar esse paupérrimo mundo! Daniel afirmou que o povo que conhece seu Deus é um povo forte e ativo. Não é isso que nós devemos procurar obter nesta vida, com o santo auxílio do Espírito de Deus e da sua palavra?     Nosso Senhor só pode ser conhecido pelo seu povo e esse conhecimento vem da Palavra. Um conhecimento defeituoso nos dará um relacionamento errado, porque o mundo opera em transmitir informações erradas a respeito Dele. O que inundou a alma dos apóstolos? Não foi o conhecimento que eles puderam obter do Senhor? Claro! Em João 1 o apóstolo fala da experiência que ele, Pedro e Tiago tiveram de ver a glória de Cristo. Quão triste fico quando vejo hoje o quanto as multidões desprezam o conhecimento do Senhor. Muitos acreditam que conhecem a Jesus, mas segundo o conhecimento que o mundo traz. Sem a palavra de Deus, miseravelmente conheceremos o que satanás quer apresentar ao mundo acerca do seu medíocre anticristo.
        Vamos nos acercar desse texto de João usando as palavras ditas por nosso Senhor aos seus discípulos. Foi ali que o Senhor revestiu seus discípulos dessa santa emoção, para que aqueles homens atribulados, medrosos e frágeis como nós, pudessem ser tomados da presença daquele ser. Agora eles podiam estar certos que não estavam perante um mero homem, de um mero profeta, mas sim daquele que veio do Pai ao mundo. Aqueles ensinos eram mais ricos do que tudo o que o mundo podia oferecer. Sigamos pois as quatro lições mostradas pelo nosso Senhor no texto:
        Primeira lição: Sua origem: “Vim do Pai...”. Segunda lição: Sua humilhação: “...entrei no mundo...”. Terceira lição: Seu triunfo: “...todavia deixo o mundo...”. Quarta lição: “...Sua glória readquirida: “...e vou para o Pai”. Estou certo que todos aqueles que realmente amam o Senhor hão de ter prazer por esses ensinos. Estou muito mais seguro de que os que bem dessa fonte santa, são os fortes na fé e que realmente marcham com triunfo e alegria para conhecer seu Senhor naquele grande dia. Paulo diz em Filipenses que seu alvo era conhecer seu Senhor, por isso vivia para esse objetivo.
       Mas, meu prazer é que a igreja do Senhor se aproxime dele; que sua palavra seja amada e que cada crente experimente o gozo do temor ao Senhor. Tudo aqui vai passar; todas as delícias desta vida são funestas, passageiras. Mas, no tocante a Cristo só há plenitude de bênçãos e bênçãos.

Nenhum comentário: