segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A DIFERENÇA ENTRE O VERDADEIRO E O FALSO EVANGELHO (3)

“Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho isso eu te dou: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:6)                 
A TRISTE CONDIÇÃO DOS HOMENS NO PECADO: “coxo de nascença...”
         A situação física dos homens, à semelhança daquele coxo é apenas uma pequenina demonstração do que o pecado fez na raça inteira. Nós temos que ver a aparência como algo apenas passageiro e que a essência real do problema do homem está no coração dele. Quando vemos o mundo ocupado com a aparência, na realidade está como que mexendo em lâmpada queimada. Nem nosso Senhor nem os apóstolos foram levados pela aparência. É claro que somos envolvidos com compaixão, mas as curas físicas trazem à lume a explicação do que realmente significa o poder do evangelho.
         Onde foi que o pecado nos deixou? Tomemos as condições de enfermidades trazidas pelo pecado aos homens, a fim de usá-las como ilustrações acerca do que realmente significa as realidades eternas. Por exemplo, a paralisia. Nosso Senhor curou muitos homens e mulheres paralíticos, assim como Pedro e João foram usados para aquela cura milagrosa. Mas o pecado deixou os homens completamente paralisados para Deus. Encaremos homens e mulheres ao nosso derredor; vejamos a condição na qual eles estão, pois nada deles funciona para Deus. É claro que funciona para o pecado. Eles podem se levantar, correr, trabalhar, jogar, brincar e fazer atividades até mesmo fora do comum. Mas encaremos o homem no tocante a Deus, e vejamos como eles não têm nem poder ter qualquer disposição para Deus. Nada funciona, nem sequer uma unha se move em direção a Deus. Chamemos os pecadores para a igreja adorar a Deus. Eles podem ir de vez em quando, mas não para adorar a Deus e servir ao Senhor.  
         Notemos como foi que o pecado deixou os homens cegos, porque a verdadeira cegueira está no coração e não nos olhos físicos do homem. O pecado fez com que homens e mulheres não consigam ver a glória de Deus: “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Não tem uma situação mais aterradora do que esta, homens e mulheres andando cada centímetro neste mundo, sem, contudo perceber como Deus deixou sua glória implantada em cada coisa criada. O pecado fez com que os homens pudessem olhar para tudo e ainda assim dizer: “Não há Deus na minha frente” (Salmo 14:1). Em Romanos 1 Paulo mostra como judeus e gentios, todos sem exceção olhem para tantas maravilhas e mesmo assim dão glórias aos seus ídolos. Mesmo os mais cultos deste mundo, pois tomam a cultura para mostrar o quanto são loucos ao invés de sábios. Eles trabalham para inventar novos deuses, a fim de atribuir a eles a glória que pertence ao criador.
         É triste, porque é isso o que vemos ao nosso derredor, homens e mulheres de toda idade, cultura, condição social, todos cegos e sendo levados pelos poderes das trevas, enganados pelo mundo e mirando apenas aquilo que seus frágeis olhos físicos podem ver. A medicina moderna pode fazer muitas coisas em favor daqueles que têm problemas visuais. Eu mesmo tive o problema de catarata e bons médicos me restauraram a visão. E a visão do coração? Quem pode fazer um cego espiritual voltar a ver? Notamos que quando Jesus restaurou a visão daquele cego de nascença, foi mais do que sua vão física que ele recebeu. Assim que seus olhos físicos foram abertos, ele imediatamente pode perceber o engano deste mundo e da religião louca dos fariseus. Seu testemunho foi precioso quando enfrentou a fúria daquela liderança cega, porque pode dizer: “Eu era cego, mas agora vejo”. Foi essa a visão que todos os convertidos receberam, porque quando contemplam sua condição no pecado, logo podem olhar para Cristo e vê-lo como o Salvador e Senhor, e assim confessam a ele seus pecados e são salvos imediatamente.

Nenhum comentário: