sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A DIFERENÇA ENTRE O VERDADEIRO E O FALSO EVANGELHO (2)

“Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho isso eu te dou: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:6)          
A TRISTE CONDIÇÃO DOS HOMENS NO PECADO: “coxo de nascença...”
        Tomemos a cura desse pobre homem da narrativa de Atos, a fim de mostrar as dramáticas consequências do pecado, vista apenas em sua condição física. Sei que nossa tendência é olhar para os homens à luz daquilo que é físico e transitório. O mundo olha sempre do ponto de vista social e nossa inclinação é ter dó daqueles que não estão na mesma condição física e social que muitos de nós estamos. Mas a verdade é que a condição física dos homens é apenas uma pequenina demonstração do que significa a realidade do pecado. Quanto maior é a ignorância dos ensinos bíblicos acerca de Deus e da queda, maior será o humanismo no mundo e crescerá a tendência dos homens para se levantarem contra Deus. O espiritismo é uma demonstração de ódio contra Deus, em face de alguns terem nascido com problemas mentais, físicos e também pobres.
        Notamos bem que nosso Senhor não ignorou os terríveis resultados do pecado. Quando lemos os evangelhos vemos o Senhor andando por todos os lugares e fazendo o bem, curando, dando pães e ressuscitando os mortos. Realmente, o ministério do Senhor foi um ataque devastador do Senhor contra esses efeitos dramáticos do pecado. Nosso Senhor se tornou Homem e se colocou como o Filho do homem, por esse fato sentiu o que os homens sentem, não somente de uma forma emocional, como também experimental. Seu corpo foi um realmente um corpo de humilhação em todos os aspectos. Realmente, não teve um homem como o Senhor. Os homens no pecado normalmente lutam para ignorar a situação; trabalham para esquecer as realidades do pecado e tentam sobrevoar por cima das dificuldades. Mas não foi assim com o Senhor, porque ele não hesitou em ser tentado em tudo à nossa semelhança e trilhou o caminho da humilhação, até sofrer a mais humilhante morte – a morte de cruz.
        Mas seu trabalho não consistiu em buscar uma melhora para as a situação precária na qual o pecado deixou os homens. Nosso Senhor não veio remediar a situação. Seu ministério tinha intenções eternas e não temporárias. Nosso Senhor veio para enfrentar aquilo que os homens nem sequer percebem – o poder da morte, do pecado, do diabo e do inferno. O evangelho verdadeiro proclama essa mensagem eterna. Então, as curas e os benefícios dados aos homens tinham como meta mostrar que o propósito é uma salvação perfeita. Nosso Senhor não veio melhorar o caos deixado aqui; não veio arrumar, por assim dizer, a casa velha. Os milagres feitos por ele e por intermédio de seus apóstolo visavam mostrar a todos que o reino de Deus estava aqui, que os céus desceu à terra e que Deus veio mostrar a mais impressionante obra feita pela graça, e que tinha por meta trazer a perfeição.
        Ora, o evangelho não se ocupa com aquilo que é superficial. Notamos que o mundo busca e vive da aparência. Mas mesmo assim, aquilo que é feito por Deus, tendo em vista mostrar os tremendos feitos da glória de Deus, o mundo jamais há de reconhecer isso. Na cura do cego de nascença não havia interesse da sociedade no bem físico daquele pobre homem. Para os religiosos era preferível sua permanência na miséria. Assim também foi a cura daquele coxo, pois não houve festa e alegria pela recuperação física daquele homem. Os homens não recebem as dádivas do céu com gratidão e louvor a Deus. Eles querem proclamar suas próprias conquistas. A meta dos apóstolos naquela cura era chamar a atenção daquele povo, a fim de que eles pudessem ouvir a mensagem eterna.
      Cristo veio ao mundo com o objetivo de salvar os perdidos e muitos deles partem para o céu, fisicamente cegos e coxos. A desgraça do pecado permanece no homem neste vale de dor e somente a ressurreição há de transbordar os salvos da perfeita alegria.

Nenhum comentário: