quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

DIFERENÇA ENTRE O FALSO E O VERDADEIRO EVANGELHO (6)

“Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho isso eu te dou: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:6)        
A RESPOSTA DO MUNDO: “olha para nós”.
       Estou certo que as palavras de Deus ao pobre homem: “Olha para nós...”, são palavras dignas de nossas sérias observações, porque nos trazem profundos ensinos. Ali estavam dois homens olhando a triste situação daquele mendigo. Deus aprouve chamar homens, a fim de lidar com homens; seres humanos caídos, mas que foram resgatados do pecado, a fim de lidar com seus semelhantes com seus corações cheios da compaixão de Deus. Que resposta para aquela alma ansiosa por dinheiro, a fim de que sua fome fosse mitigada mais uma vez!
        Observemos a resposta que o mundo dá na área religiosa, porque o trabalho dos falsos mestres é totalmente diferente. Eles sempre estão declarando aos homens que eles têm prata e ouro; que eles têm resposta para os anseios materiais dos homens; que eles têm um deus que vai atender e encher seus corações da esperança de que tudo vai melhorar aqui. Mas, não tem trabalho mais enganador neste mundo do que o serviço prestado pelos proclamadores de mentira. Eles são servos de satanás, e qual é o trabalho do pai da mentira neste mundo? Nosso Senhor declarou que o ladrão somente para roubar, matar e destruir (João 10:10). Sendo assim, confiar nos homens é depositar o coração inteiro em satanás. Nosso Senhor em seus dias aqui enfrentou corajosamente os fariseus e os chamou de hipócritas, justamente porque a função principal deles era enganar o povo com suas mentiras, usando a lei de Moisés.
        Satanás não pode dar nada, mas sim tirar o que os homens têm. O rei dos ladrões há de roubar; o rei dos assassinos há de matar, e é exatamente isso o que ele faz com os homens através dos enganos religiosos. O dono da prata e do ouro é Deus, então é de se esperar que o serviço de satanás  é enganar os homens, a fim de destruí-los. O que Pedro e João falaram para aquele povo refletiu bem o que os mensageiros de Deus têm em mãos para servir. É claro que sempre os servos de Deus têm algo físico para dar; sempre os santos têm para repartir aos famintos. Mas naquele momento não era para pensar nessas coisas terrenas, pois ali estava um homem que retornaria todos os dias, até à sua morte, na busca de provisão para seu sustento. Mas o fato é que qualquer pessoa podia fazer o que aquele mendigo queria; qualquer um podia passar e deitar uma moeda em sua mão. Mas somente os apóstolos tinham algo inédito a fazer e que estava infinitamente além das perspectivas desta vida.
        Trago isso aqui, a fim de mostrar aos meus leitores que o mundo tem para dar aos homens, naquilo que os homens querem. Os homens podem dar esmolas e até se sentem bem ao fazer isso. O mundo pode criar programas sociais, a fim incluir os pobres, aleijados e rejeitados. O mundo pode lutar na tentativa vã de acabar com a fome e a miséria. Mas o mundo não tem a riqueza que somente o evangelho pode dar, por isso, quando acontece o que ocorreu com aquele mendigo, o mundo inteiro se une para atacar a mensagem e as obras dos servos do Senhor.
        O propósito daquele milagre era abrir a porta para que a multidão curiosa pudesse ouvir a mensagem pregada por Pedro naquela ocasião. Pedro não saiu à caça de aleijados e cegos, a fim de curá-los. Um só milagre foi suficiente para mostrar que o problema do homem está no coração; que o homem pode ser aleijado, ou cego, mas que seu real problema era sua condição interior. O alvo do evangelho é alcançar corações arrependidos, por isso milhares foram salvos com a pregação de Pedro. Que diferença há para Deus num aleijado e em alguém que está em perfeita saúde? Nenhuma. A situação é a mesma. Todos nós estamos sujeitos neste mundo a perder a visão, a perna, o braço e ficar nessa condição pelo resto da vida. Mas o Senhor veio ao mundo para buscar e salvar perdidos no pecado.

Nenhum comentário: