sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

DIFERENÇA ENTRE O FALSO E O VERDADEIRO EVANGELHO (7)

“Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho isso eu te dou: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:6)                
A RESPOSTA DO MUNDO: “olha para nós”.
         Satanás sempre procurou suprir o mundo com aquilo que para os homens é esperança de uma vida melhor aqui. Para aquele pobre homem sua esperança era a prata e o ouro. Os poderosos deste mundo procuram encher os corações de viva esperança para viver aqui. Para Faraó, nos dias de José, a esperança era grandes celeiros cheios de toda provisão, a fim de que as multidões não viessem a perecer naqueles dias. Para Faraó nos dias de Moisés era escravizar Israel, a fim de que aquele povo trabalhasse e construísse seu império. O mundo ignora a morte e assim nada percebe da transitoriedade desta vida. O evangelho pregado por Pedro e João não tem em vista essas coisas tão buscadas aqui. A mensagem do evangelho traz consigo as riquezas eternas tão ocultas dos sábios e poderosos deste mundo.
         O mundo também procura resposta, achando que o viver aqui é ter saúde e bens terrenos, a fim de desfrutar ao máximo desta vida. Não foi assim com aquele rico e louco? Seus pensamentos nutriam a mesma mentalidade que enchem este mundo de ganância. Quando vou ao supermercado aqui perto de minha casa sempre deparo com a enorme fila que fazem em direção à casa lotérica. Ali vejo o anseio de homens e mulheres em buscar as riquezas. Vejo ali até mesmo homens e mulheres já bem idosos pensando como pensam os demais. Aquele homem rico veio a adquirir riquezas e ajuntou tudo pensando numa aposentadoria para gozar bem desta vida aqui. Ele foi sábio no tocante às riquezas, mas foi um louco no tocante à sua alma. Para aquele homem um Pedro e um João nada tinham, não passavam de pobres e miseráveis e certamente desprezaria a mensagem que aqueles servos de Deus tinham.
         O mundo anseia por um evangelho diferente; eles querem que do céu desça continuamente leite e mel. Eles querem a mensagem que multiplica os pães e peixes; eles querem ter diariamente os cestos cheios e assim estão prontos para “louvar” e buscar Deus. Mas o evangelho de Pedro e de João é diferente, pois é o mesmo evangelho pregado pelo Senhor da glória. Sua mensagem mostra aos homens que as riquezas daqui não os livram do castigo eterno que aguarda os pecadores culpados e separados da glória de Deus. O mundo nada quer do céu, mas a mensagem do evangelho proclama aos homens que a verdadeira e eterna riqueza está guardada e entesourada para as almas convertidas.
         Os poderosos deste mundo se posicionam nas mais altas posições e declaram a todos que eles têm a solução. Mas eis aí o mundo, sempre o mesmo mundo. Se Pedro e João dessem alguma prata ou ouro para aquele pobre homem, o que ele poderia fazer, senão comprar comida e ampliar um pouco mais sua vida aqui? Este sistema mundial está falido e sente a desgraça do pecado. O reino daqui é marcado pela derrota e sabe que nada pode fazer para impedir os resultados desastrosos e eternos do pecado. A mensagem do evangelho mostra o reino do céu. O Senhor ensinou seus discípulos a orar, pedindo ao Pai: “Venha a nós o teu reino”. O evangelho de Pedro e João mostra que esse reino de amor chegou aos homens e que eles podem ter. O que fez aquele coxo saltar de alegria? Não foi a prata e o ouro, mas sim os poderes celestiais. Essa mensagem silencia o mundo, porque não glorifica o pai da mentira, nem exalta os poderosos daqui.
         O evangelho falsificado daqui só realça ainda mais a soberba dos corações e alimenta a vã esperança dos homens. Eles precisam ouvir que Deus enviou seu Filho ao mundo para arrancar homens e mulheres dessa mordaça do pecado, dessa enganosa escravidão, a fim de tirar desse império do mal e leva-los após à morte para seu reino celestial.

Nenhum comentário: