terça-feira, 24 de janeiro de 2017

DIFERENÇA ENTRE O FALSO E O VERDADEIRO EVANGELHO (4)

“Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho isso eu te dou: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:6)        
A TRISTE CONDIÇÃO DOS HOMENS NO PECADO: “coxo de nascença...”
        Não temos como expor aqui todos os desastrosos e eternos efeitos do pecado no homem total. Além de tornar os homens paralisados e cegos, eis que o pecado nos tornou também mudos. O mundo inteiro mostra um total e absoluto silêncio em relação a Deus. O barulho que vemos são os efeitos do pecado e o poder do diabo agindo neste mundo. Por onde andamos, nos shoppings, supermercados, nas ruas e noutros lugares só ouvimos a música profana e as palavras dos homens ligadas àquilo que eles tanto ambicionam. Encaremos o dia do Senhor, o primeiro dia da semana. Vai passando os dias e vemos a profanação, todos saindo para as compras, a fim de usar o dia para seus prazeres. Não ouvimos os sons da salvação nos lares; não vemos os pais levando seus filhos à igreja; não vemos as músicas de louvores movidos por lábios que temem ao seu nome. Se fosse tirado esse burburinho enganador, sem dúvidas veríamos o mundo no silêncio de cemitério no tocante a Deus.
        Mudemos a linguagem num ambiente rodeado de amigos e parentes não crentes. Falemos de Deus, da sua salvação e logo perceberemos o silêncio e o total desinteresse pelas coisas que realmente valem a pena. O que aconteceu? O resultado do pecado é que as línguas dos homens e das mulheres não estão soltas, livres e desimpedidas para Deus. Olhemos os homens em suas atividades, porque estão prontos para usar suas mãos e pés, mas não para agradar a Deus, não para servir ao Senhor, mas sim aos seus próprios e egoístas interesses. Afinal, eles têm interesses de ir a um lugar santo, a fim de ouvir uma pregação bíblica? Claro que não! Seus pés estão verticalmente paralisados e nada podem fazer no tocante àquele que lhes criou para sua glória.
        Queremos ver o desastre total no homem, encaremos conforme a linguagem bíblica, de que os homens estão mortos. Aliás, Deus vê os homens no pecado como mortos. E é a morte que demonstra total estado de paralisia em todos os aspectos: Nos olhos, boca, ouvidos, mãos, pés, mente, emoções, etc. Não precisamos ir longe, basta que cheguemos perto, à luz da bíblia e encaremos os defuntos, porque um cadáver tem em si cem por cento dos defeitos. Isso significa que a bíblia não trata de apenas alguns aspectos, que o propósito de Deus não é recuperar os pés, ou as mãos, ou os olhos, etc. mas sim o homem em sua totalidade. Por essa razão, a cura efetuada através de Pedro naquele homem, foi apenas uma ilustração parcial daquilo que o evangelho faz com o homem em sua totalidade. O evangelho não nos foi dado para fazer um homem andar com suas pernas fortes, mas sim para mostrar o que Deus faz quando ergue os homens da morte para a vida.
        Então, o evangelho não tem uma mensagem que demonstra dó pelo estado físico dos homens. O evangelho é penetrante e poderoso para lidar com o homem interior, porque é ali que está o homem que Deus vê, enquanto o mundo vê o homem por fora e nada pode fazer pelo estado físico dele. Pedro e João podiam olhar com pena para aquele homem; podiam dar-lhes algum dinheiro que resolveria o problema da fome dele. Mas eles tinham outro objetivo, aqueles dois homens eram representantes, embaixadores do céu na terra. A mensagem deles era para causar espanto, por isso logo após a cura Pedro pode expor a mais preciosa mensagem de salvação aos pecadores.  
        O evangelho do Senhor não tem prata nem ouro, mas tem o poder que realmente transforma homens e mulheres em nova criação. O evangelho bíblico é poderoso porque ao salvar o homem do pecado e da condenação, traz consigo benefícios eternos para o pecador que é salvo.

Nenhum comentário: