segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

DIFERENÇA ENTRE O FALSO E O VERDADEIRO EVANGELHO (8)

“Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho isso eu te dou: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:6)        
A RESPOSTA DO MUNDO: “olha para nós”.
        O mundo procura respostas nas paixões e nos prazeres, mas nada pode oferecer além desses entretenimentos, a fim de manter as almas iludidas e no desespero. O mundo passa com tudo aquilo que tem e oferece. Até mesmo na religião o mundo luta desesperadamente, a fim de manter os homens ocupados com mentiras. Foi por causa dessas maldades que o Senhor censurou e advertiu severamente os fariseus, porque eles não passavam de instrumentos diabólicos, os quais eram usados para manter o povo ocupado e arrogante, ignorando assim as verdades reveladas.
        Mas, o que os religiosos puderam fazer por aquele coxo? A religião deles pode favorecer aquele pobre homem em coisas eternas? Pode encher seu coração de viva esperança? Pode nutrir seu coração de genuína alegria? Tinham eles poder para realizar milagres? O que eles queriam era manter aquele homem na mesma condição, porque qualquer favor além estragaria tudo e descobriria o quanto não passavam de farsantes. O que os poderosos daquela sociedade poderiam fazer por aquele coxo? Afinal, eles tinham interesse em sua condição? O fato que aquele pobre homem pedia esmolas a fim de sobreviver, significava que nada tinha recebido dos poderosos, nem mesmo condição para se manter no dia a dia. Afinal, o que o homem pode fazer pelo homem? Nada! Confiar na carne significa maldição, como sempre acontece com todos que ousam por a confiança no homem.
        Assim podemos obter resposta no evangelho e não no homem, conforme a resposta de Pedro e de João. Encaremos a situação dos homens em nossos dias. Afinal o que esta sociedade tão religiosa, humanista e evangélica tem feito para o bem eterno do homem? Quanto mais os homens se mexem a fim de melhorar a situação, é como eles estivessem tocando na lama no fundo de  um poço, a assim sujando mais a agua. Quanto mais os homens se erguem para melhorar a condição dos homens no  pecado, eis que piores, arrogantes e depravados eles se tornam. Mas o evangelho aparece para mostrar que não tem algo apenas bom, mas sim que tem a excelência. Pedro e João provaram isso no tocante àquele coxo, pois aquele homem foi erguido e sua condição física passou a funcionar como devia. Onde se acha isso neste mundo? A mensagem do evangelho não vem pintar algo apodrecido, mas sim mostrar o quanto o que Deus oferece é excelentemente melhor.
        Os homens diariamente estão na mesma situação do coxo, antes da sua cura, pois vivem estendendo as mãos, á cata das esmolas que o mundo oferece. Todos os dias vemos os homens e mulheres correndo à busca das riquezas terrenas, enquanto o Senhor pergunta aos pecadores: “Por que gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão?” (Isaías 55:2). O que o ladrão não convertido queria? Queria um salvador que o livrasse daquela situação mortal, a fim de que ele fosse restituído à sociedade, para novamente correr à busca de seus interesses egoístas e cruéis. Judas tinha interesse na prata e no ouro, e o que ele recebeu no final?
        A cura daquele coxo foi apenas uma simples demonstração da glória do evangelho, do poder da tão grande salvação e do quanto Deus, em Cristo tem para os pecadores que se arrependem. A condição física perfeita daquele homem é uma forma de Pedro declarar a todos o quanto o evangelho modifica o homem no coração e que Deus enviou seu Filho ao mundo para realizar esse mais poderoso milagre. Quando homens e mulheres são salvos mediante o perdão de Deus e a purificação pelo sangue do Cordeiro, eis que ele começa a andar rumo à perfeição em todos os aspectos. Glória ao Senhor por essa maravilhosa verdade e pela mais poderosa mensagem que está infinitamente acima de toda essa glória mundana.

Nenhum comentário: