quarta-feira, 24 de junho de 2015

QUANDO DEUS CASA COM UMA ALMA (4)




“Desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias; desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor” Oséias 2:19,20)
O PECADOR IMERECIDO.
        Prezado leitor, meu esforço agora está concentrado em mostrar nosso estado no pecado, a fim de que saibamos quão grandioso foi o amor do Senhor por pecadores, a ponto de querer unir-Se a Eles num sempiterno matrimônio. Não esqueçamos que o efeito do pecado não é algo simples, o resultado não foi um mero problema. Muitos pensam assim, por essa razão a mensagem do amor de Deus nada possui de efeito em seus corações, porquanto jamais perceberam o lastimável estado de suas almas. Os homens não sabem que no pecado não passam de defuntos espirituais, que nada têm de vida e que essa manifestação natural de vida aqui, nada é senão apenas os traços da vida de Adão. O pecado teve o efeito letal de cortar a ligação vital com Deus – a vida espiritual – deixando assim os pecadores completamente destituídos de vida. Veja a linguagem de Paulo aos crentes de Éfeso: “Ele vos deu vida estando vós mortos em vossos delitos e pecados” (Efésios 2:1).
        Então caro leitor, quando Deus se ergueu em Sua graça a fim de buscar pecadores, o que ocorreu foi que Ele realmente entrou num cemitério mundial, pois a entrada do pecado foi como um imenso e mundial tsunami, matando espiritualmente a todos os filhos de Adão: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12). É incrível, mas Deus amou defuntos! Em Sua graça Ele tomou perfeita providência para trazer vida eterna aos pecadores. A salvação bíblica é, de fato, uma tão grande salvação, porque é Deus entrando nesse silêncio reinante, nesse lugar de trevas chamado de mundo, a fim de erguer pecadores, chamando-os da morte para a vida (João 5:24). Que grande provisão da graça! Que imensa manifestação de Sua misericórdia! Pecadores por quem Jesus morreu estão mortos, mas esse chamado glorioso da graça faz com que aqueles que forem chamado recebem vida e vida para sempre.
        Digo também, que nosso sistema de vida natural provou o que somos. Se não há vida, então homens e mulheres estão mortos. Os homens não podem respirar espiritualmente; os homens nem sequer podem pensar na glória de Deus e no Deus de toda glória; os homens não podem, nem querem buscar ao Senhor, não desejam seu sistema de governo, não interessam nem um pouco pelo viver celestial. Por essa razão, nessa condição eis que homens e mulheres vão andar, pensar, sentir sob o comando e energia do pecado, e não há qualquer religioso, nem qualquer outro poder que possa mudar o homem em sua condição no coração. Paulo mostrou aos crentes tal verdade quando fez com que eles se lembrassem do que eram antes: “Pois...éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando  uns aos outros” (Tito 3:3).
        Então meu amigo, como Deus pode amar homens e mulheres nessa condição? Por acaso você já teve interesse em algum defunto? Gostaria de manter um cadáver consigo, mesmo que seja de um ente mui querido? Claro que não! Mas Deus amou perdidos assim, em todos os aspectos sob o efeito mortífero, corrompido e aterrorizante do pecado. Como Ele fez isso? Ele provou isso quando Seu Filho foi entregue para ali na cruz enfrentar não somente o pecado, como também a terrível e afrontosa morte, a fim de dar-lhe o golpe fatal e assim trazer aos pecadores a verdadeira vida.


Nenhum comentário: