terça-feira, 9 de junho de 2015

O CONSTANTE CHAMADO (13 de 13)




“O Espírito e a noiva dizem: vem! Aquele que ouve diga: vem! Aquele que tem sede: venha e receba de graça a água da vida” (Apocalipse 22:17).
PARA QUEM A MENSAGEM É DIRIGIDA: “...ao que tem sede...”.
        Caro leitor, o texto tem um final simplesmente maravilhoso, porque nos mostra a glória dessa tão grande salvação e o próprio Salvador convidando pecadores ao arrependimento. Oxalá todos os pecadores pudessem ouvir esse chamado! Afinal o convite está estendido a todos, mas a todos os que têm sede. Oh, meu amigo, pense nisso! Quando é que homens e mulheres sentem a intensa sede que chega para lhe levar à busca dessa água? Não é quando o pecador sente que sua alma está ressequida pela presença do pecado no íntimo? Claro!
        Ora, o pecado no íntimo gera exatamente a terrível sequidão espiritual que tanto atormenta o homem. Mesmo que por fora tudo parece ser belo, rico e cheio de venturas, mas lá dentro é a alma vive em tormento, sem paz, sem alegria, culpada, amedrontada, escrava, etc. e tudo isso encerra a alma numa intensa agonia e anseio por conhecer a verdadeira água que satisfaz a alma. Davi sentiu-se assim enquanto carregava seus pecados no íntimo, sem qualquer confissão, numa luta por viver disfarçado por fora: “Enquanto calei os meus pecados envelheceram os meus ossos...”. Cristo descobriu o problema daquela mulher samaritana, porque satanás por muito tempo manteve sua alma sob o engano e achando que ao beber daquele poço de Jacó tudo estaria resolvido. Mas quando o Senhor apresentou-lhe a água viva, então sua intensa sede veio à tona e ela pode encontrar essa salvação que lhe foi oferecida graciosamente pelo Senhor (João 4).
        Caro leitor, nosso Senhor mostra que Ele mesmo é a água viva. Essa é a lição mais precioso que aparece em toda mensagem, desde o antigo testamento. Em Isaías 55:1 Ele convida a todos os que têm sede; em Ezequiel 47 podemos vê-Lo como o glorioso Rio da água viva que vem da cidade celeste, como um preparo para mostrar em Apocalipse 22:1. Além disso, nosso Senhor se apresenta aos judeus no cap. 7 de João como a fonte da água viva, mas essa linguagem é para mostrar aos judeus que todos, gentios e judeus que têm sede podem achegar a Ele a fim de beber dessa água viva. O convite é o mesmo porque nada foi mudado quanto a sede da alma. Mesmo que satanás tem arrumado meios para enganar os pecadores com suas “águas sujas”, eis que os homens são os mesmos, suas almas se acham aprisionadas, longe de qualquer amparo e em terrível miséria.
        Mas Ele convida a todos os que agora estão sentindo a verdadeira sede: “Ó, vós que tendes sede, vinde às águas...”. Meu caro leitor, medite nesse convite. Você tem sede da verdade bíblica; anela conhecer o Deus da Bíblia, assim como o Salmista? “A minha alma tem sede de Deus...(Salmo 42:2). Também, no íntimo você tem sede de conhecer a real justiça, perfeita justiça, devido ao fato que você está completamente torto no viver, nada tendo de retidão? Você tem andado e vagueado de um lugar para outro, e quanto mais tenta beber das provisões religiosas, mais sede tem, porque viu que nada deste mundo pode saciar os anseios eternos de sua alma? Se isso for verdade, eis que o convite está agora mesmo estendido para você, ó alma aflita e triste! Eis o convite do Salvador bendito agora mesmo dirigido ao seu coração: “Quem tem sede, venha a mim e beba”.
        Digo mais que Ele convida a todos, basta ter essa sede pela verdade. Não importa se tem muito ou pouco pecado; se foi religioso ou não. Cristo convida pecadores e sede é igual a todos, ricos e pobres. Então amigo, aproveite enquanto esse Salvador está convidando, porquanto agora é tempo da salvação.













Nenhum comentário: