segunda-feira, 29 de junho de 2015

O PERIGO DE UMA ADORAÇÃO FALSA (11 de 11)




“Tem, porventura o Senhor, tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça a Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros”  (1 Samuel 15:22).
O VERDADEIRO CULTO A DEUS.
        Caro leitor, como a natureza enganosa tenta ludibriar Deus! Sob o engano do pecado o rei nem sequer imaginava que trazia consigo as provas de sua loucura em desobedecer a Deus. Afinal, quem consegue marchar nesta vida de forma vitoriosa quando está andando em suas iniquidades? Não há quem consiga se fortalecer na vida quando deliberadamente vive a transgredir contra Deus (Ezequiel 7:13).
        Quanto a Saul, ele foi pego em sua própria armadilha, quando Samuel perguntou: “...que balido de ovelhas...”. Não adiantava se esconder porque suas obras lhe cercavam como testemunhas oculares de seus atos perversos. Os animais irracionais formavam uma imensa congregação contra ele. O mesmo Senhor que convoca céus e  terra para testemunhar a loucura dos homens em sua jornada de desobediência, eis que abre a boca dos animais para mostrar a imensidão da soberba de Saul, assim como usou a jumenta de Balaão para mostrar a disposição perversa do profeta. O que havia acontecido? Deus não ficaria feliz com tantos animais para que fossem oferecidos em sacrifícios? O que o Senhor responde? “De tua casa não aceitarei novilhos, nem bodes dos teus currais... como eu carne de touros, ou bebo sangue de bodes?” (Salmo 50:9,13).
        Caro leitor é essa a mensagem de Deus para aqueles que acham que estão louvando e adorando a Deus com seus métodos; para aqueles que acreditam que podem andar por caminhos tortuosos, vivendo na idolatria, no mundanismo e na torpe ganância e ainda dizer que estão oferecendo louvores e adoração a Deus. Quanto desconhecimento do Senhor! Mexer com aquilo que Deus proíbe é mexer com o anátema. Aqueles animais trazidos dos currais e dos campos dos amalequitas, mesmo que fossem todos puros e aceitáveis ao sistema sacrificial, não passavam de animais amaldiçoados, tão impuros como os animais considerados impuros. Foi assim com Acã, pois aquilo que havia pegado e ocultado foi amaldiçoado por Deus.
        Meu amigo, no coração Saul desconhecia o Deus de Israel. Podia tê-lo na mente, podia mesmo ter decorado muito da lei de Moisés, mas em seu coração desconhecia o real significado de temor ao Senhor, porque tentou enganar Deus. Veja o que disse Samuel para o rei: “Tem o Senhor tanto prazer em holocausto e sacrifício, como em que se obedeça a Sua Palavra?” (verso 22). Naquele momento foi desmascarada a religião da aparência, a religião falsificada, a religião regulada pela carne. Veja amigo onde a natureza pecaminosa pode chegar com suas trapaças religiosas, porque quer ir além do que está escrito, quer forçar Deus a aceitar suas ideias. Mas eis que o imutável Senhor chega e repreende, porque o que Ele aceita é primeiramente um coração humilhado, obediente e carregado de temor.
        Meu caro leitor, naquele momento ficou claro que o culto de Saul não era para Deus, mas sim aos demônios. Quão aterrorizante era, porque todo seu esforço foi atirado fora, toda sua oferta foi considerada vã. Ele não sabia que estava de mãos dadas com satanás. Saul não passava de um humanista, um amante de si mesmo, um profano, e nem mesmo aquela situação tão humilhante o levou ao desespero e confissão de seus pecados, pois queria se redimir perante o povo (verso 30).
        Caro amigo, tudo isso é para que homens e mulheres saibam o quanto o Senhor odeia uma adoração falsificada; o quanto nada pode mudar Sua Palavra no tocante aos pecadores. Ele ordena aos homens e mulheres, que todos em todos os lugares se arrependam (Atos 17:30), se é que os homens realmente querem oferecer louvores aceitáveis a Ele.

       












Nenhum comentário: