quarta-feira, 17 de junho de 2015

ADORAÇÃO OU PROFANAÇÃO? (12)




“O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu, continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá. Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos conhece? Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe”. ISAÍAS 29:13-16
A GRANDE AMEAÇA PARA OS FALSOS ADORADORES.
        Prezado leitor, quão maravilhosa é a Palavra de Deus! Ela revela quem é seu próprio Autor – o Deus vivo e verdadeiro. O evangelho moderno com suas mentiras tende a esconder a verdade, enquanto a própria Palavra vem para descobrir aquilo que o homem tende a encobrir com suas tentativas religiosas de enganar a Deus. Ao chegar à parte final dos meus comentários em torno desses versos e desse tema, eis que entra em cena as ameaças de Deus para os falsos adoradores. Quão perigosas são essas ameaças do Senhor! Ele em nada está impressionado com essas supostas adorações; em nada está se sentindo lisonjeado por palavras bonitas, agradáveis e tão charmosas.         Vimos na última lição o quanto aquilo que parece ser alicerce é abalado e destruído, porque não vem da verdade, não é oriundo de corações que um dia foram transformados pela graça e que agora vivem cheios do temor do Senhor. Então, sondemos essas verdades para nosso bem espiritual; examinemos bem nosso sistema de adoração, a fim de que não cairmos em nossas próprias armadilhas. Nós somos enganados, Deus não. Podemos enganar os homens, iludir pastores e atrair a atenção de todos para nosso farisaísmo, mas o Senhor, o Deus da verdade, Aquele que tudo vê e que conhece o homem perfeitamente, esse Deus não somente jamais será iludido, como também deixa suas ameaças estendidas, a fim de que os homens possam ser acordados e fujam da insensatez.
        O que Ele faz primeiramente é descobrir o coração: “Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor...”. O que é isso? O que passa no íntimo dos homens somente Deus vê e traz tudo à lume. O que está acontecendo? Temos nós direito de julgar as pessoas? Nós não podemos fazer isso, mas Deus o faz perfeitamente. O fato é que os homens normalmente utilizam a religião externa como esconderijos, a fim de ocultar suas maldades, suas injustiças e seus planos. Os fariseus tentavam ser espertos nessas atividades, porque do lado de fora todos pensavam que eles eram as pessoas mais poderosas que existiam em termos de espiritualidade. Mas nosso Senhor com Suas Palavras fura seus corações, trazendo para fora suas tramas: “Ai de vós, fariseus hipócritas!” (Mateus 23).
        Quando a adoração é profanação, os homens conseguem caprichar em mostrar o quanto são espirituais. A verdadeira adoração vem de coração transparente, de homens sinceros, humildes e cheios da verdade, mas a profanação tende a ir de mal a pior, porque os homens jamais estão satisfeitos em suas mentiras. Ó quanto ignorância acerca de Deus! No íntimo estão dizendo: “Quem nos vê e quem nos conhece?”
        Não é o momento agora para um grande despertamento? Não é verdade que estamos carecendo dessa visitação vinda da compaixão de Deus? Não é verdade que agora estamos precisando de homens e mulheres roguem ao Senhor para que Ele livre essa geração de terríveis castigos? A verdadeira adoração é trabalho do Espírito Santo no homem, porque quando Ele habita no coração eis que ali se torna um verdadeiro santuário para a adoração a Deus em Espírito.  
       

Nenhum comentário: