sexta-feira, 19 de junho de 2015

QUANDO DEUS CASA COM UMA ALMA (1)




“Desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias; desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor” Oséias 2:19,20)
INTRODUÇÃO:
        Talvez não haja em toda Escritura um livro que mostre o descomunal amor de Deus pelos pecadores do que o Livro de Oséias. É claro que é Deus falando diretamente com a nação de Israel, aquelas doze tribos que se desviara do Senhor e passou a adorar insensatamente os dois bezerros de ouro e a partir dessa abominável idolatria veio a realizar os cultos a Baal. Que amor do Senhor pelo Seu povo apóstata! Quanto tempo o Senhor mostrou Sua longanimidade pelo povo. Mesmo diante de tanta disposição para o mal eis que o Senhor não se afasta, mas usa todos os meios para trazer esse povo para Si, conforme vemos quando estamos lendo esses catorze capítulos.
        Que razão tenho eu para tomar o livro de Oséias e aplicar aos pecadores? Duas razões. A primeira é que Israel era constituído de pecadores, assim como o Brasil é uma nação formada por homens e mulheres que um dia caíram no pecado. Ora, o Senhor veio ao mundo buscar pecadores, veio mostrar Seu infinito amor aos perdidos no mundo inteiro, então, cada palavra ditas em Oséias, são palavras inspiradas pelo Espírito Santo, e elas revelam esse coração fiel, amoroso, longânimo e carregado de compaixão pelos perdidos. Os pecadores do mundo inteiro devem saber acerca do amor de Deus por meio do Seu Filho ali na cruz, assim como Deus queria provar a Israel Seu intenso amor, assim como um marido fiel e amoroso cuida da sua esposa. Deus queria mostrar a nação de Israel que todo povo agiu com infidelidade, enquanto o Senhor jamais deixou de ser fiel; a nação agiu como uma mulher que abandona seu marido para ir à busca de seus amantes. Que linguagem incrível usada pelo Senhor!
        A outra razão é que Israel, o reino do norte não mais existe, mas o livro de Oséias está, como que com sua boca aberta e pronunciando as mesmas mensagens de dois, três mil anos atrás. Para quem? Vamos fechar o livro de Oséias porque a nação não mais existe? Claro que não! Quero que o Senhor abra Sua boca e narre as maravilhas do Seu glorioso amor aos pecadores; quero que homens e mulheres saibam que abandonaram ao Senhor, que o deixaram, que foram infiéis e que sofrem amargamente seus pecados aqui e hão de sofrer eternamente, caso não se arrependam. Quero que os pecadores aqui e no mundo saibam que o Deus de um Israel infiel é o mesmo Deus que agora abraça e recebe o pecador arrependido, assim como se dispôs a receber Israel: “Volta, ó Israel, para o Senhor, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído” (Oséias 14:1).
        Caro leitor, qual a mensagem mais urgente das Escrituras? Não é Deus convidando homens e mulheres ao arrependimento? Em Oséias temos essa mensagem em todos os 14 capítulos. Então, o que irei fazer? Vou tomar os dois versos acima a fim de mostrar aos meus leitores o quanto o Senhor não somente ama os perdidos, como também deseja unir-Se a eles num “matrimônio” eterno. Que mensagem! Como é que Deus pode se unir a nós? Somos homens e mulheres rebeldes, viemos de uma franca e decisiva rebelião contra o Criador e Senhor, decidimos obedecer ao comando de satanás e provamos isso dia a dia no viver. Como é que nós que nascemos no pecado podemos estar unidos eternamente Àquele que é três vezes Santo? Mas o fato é que a decisão de unir-Se aos pecadores não veio de nós, não é nossa, mas sim Dele mesmo. É isso que veremos em Oséias.
        Que seu coração esteja completamente aberto para essa preciosa e notável verdade, meu amigo!

Nenhum comentário: