quarta-feira, 24 de junho de 2015

O PERIGO DE UMA ADORAÇÃO FALSA (8)




“Tem, porventura o Senhor, tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça a Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros”  (1 Samuel 15:22).
OS PROPÓSITOS OCULTOS NO CORAÇÃO DE SAUL
        Caro leitor, tudo o que Saul fez foi uma tentativa para enganar Deus, porque num coração onde não há temor o Senhor é desconhecido. Assim também, quando homens e mulheres desconhecem a Deus, todo seu sistema de adoração será desligado da verdade, tudo será superficial e bem combinado com o mundo e a carne. O que Saul fez?
        Primeiramente ele elaborou seu sistema sacrificial. O sistema sacerdotal foi dele mesmo e não de Deus, por essa razão procurou trazer de Amaleque todos os animais que ele mesmo achava que serviria para realizar seu culto a Deus. Saul não entendia a verdade que havia por detrás de toda cerimônia do culto judaico; ele desconhecia que os animais em si mesmos não tinha tanta importância quanto o adorador. Foi exatamente isso que Israel fez nos dias de Isaías, pois a multidão não errava ao trazer os animais certos, mas estavam errados nos motivos, no coração. Para Deus, aqueles animais não passavam de animais impuros, mesmo que aos olhos de Saul eram considerados limpos. O fato é que eles foram considerados todos anátemas, pois pertenciam a um povo amaldiçoado por Deus. A oferta de Saul era carregada do ódio de Deus, do juízo santo. Saul se uniu àquilo que Deus havia posto Sua face de ira; Saul declarou que era santo o que Deus havia condenado; Saul chamou Deus de mentiroso e se atreveu a empurrar um culto que jamais seria aceito pelo Senhor.
        Em segundo lugar, ao trazer Agague, Saul quis mostrar em seu reino seu próprio sistema de juízo. A ordem para o extermínio deveria ser executada lá no local certo. Ao obedecer ao Senhor lá, em pleno juízo Saul estaria adorando a Deus, mostrando aos inimigos a grandeza do Deus de Israel, que Ele reinava, não somente no meio do povo de Israel, como também sobre todas as nações. Mas o coração corrompido e enganoso de Saul não pensava assim. Homens no pecado não toleram dar a Deus a glória que pertence tão somente a Ele. Homens ímpios como Saul querem roubar a glória que é de Deus, por essa razão não podem obedecer totalmente. Homens no pecado como Saul querem se mostrar; querem mostrar ao mundo o quanto eles são melhores, que seu sistema de juízo é mais adequado; querem a atenção da multidão para si e querem ser admirados. Por essa razão Saul trouxe Agague consigo.
        Em terceiro lugar, ao levantar a coluna para si (verso 12) Saul estava apresentando o modelo claro do deus que seria adorado – ele mesmo. Saul simplesmente engrandeceu seu próprio nome; ali procurou estabelecer desde aquele momento o que realmente seria o culto ao homem. Todo sistema de idolatria tem em vista a adoração ao homem. Que caminhada tão suicida! Meu amigo, não é exatamente isso o que ocorre nesse atual sistema de adoração? Veja bem como os homens modernos estabeleceram seu sistema de culto, pois não falta o nome de Deus, não faltam versos bíblicos, não falta fervor, não falta aparência de piedade, mas falta obediência à verdade. Eis aí a caminhada para o mal, para práticas perversas e para os açoites terríveis da ira de Deus.
        Meu caro amigo, que momento para um grande quebrantamento! Que momento para que homens e mulheres voltem de coração para a Palavra! É certo que vivemos em dias perversos, mas isso não justifica nossa ignorância. A verdadeira adoração está marcada em corações regenerados, em homens que um dia compreenderam a verdade da cruz e que foram a Cristo para serem salvos. Hoje pode começar tudo em sua vida meu amigo, porque Deus em Sua graça estende Sua compaixão àquele que O busca de todo coração.

Nenhum comentário: