terça-feira, 2 de junho de 2015

O ALTÍSSIMO PREÇO PAGO (16)




“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais. Mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha” I Pedro 1:18,19).
AVALIANDO A NOSSA CONFISSÃO DE FÉ         (verso 18)
        Caro leitor, creio que a frase: “fútil procedimento que vossos pais vos legaram”, sem dúvida nos fornece uma lição clara sobre nossa situação no pecado. Eis aí em poucas palavras o que realmente significa depravação total. Em toda Escritura, tanto no Velho quanto no Novo Testamento vemos como Deus mostra essa verdade ao Seu povo, a fim de que sejamos humilhados perante Ele e para que reconheçamos que nada merecemos a não ser o castigo eterno e que realmente para lá, não fosse a redenção de Cristo na cruz. Eu sei que uma das atividades de satanás é nos enredar com outros assuntos religiosos e teológicos, a fim de que não meditemos na glória da cruz.
        A primeira e notável lição que o Espírito de Deus traz aos nossos corações é a nossa geração natural: “vossos pais vos legaram”. Veja amigo que nossa condição natural é completamente desprovida de qualquer recurso para chegar a Deus. O que nossos pais nos legaram? Oh! Quanta vaidade o pecado despeja em nossos corações! Oh! Como somos levados pelas redes da soberba do pai da mentira, o qual disfarçadamente vem nos pegar em nossa ignorância! Caros leitores, nós herdamos de nossos pais algo que possa atrair a atenção de Deus? Mesmo os melhores homens do mundo, até mesmo os mais santos crentes que já passaram pelo mundo, jamais transmitiram qualquer coisa boa via geração. A Bíblia é bem enfática do fato que nascemos no pecado e por isso carregamos desde o útero materno plena disposição para pecar e mentir contra Deus. Qualquer coisa boa que temos veio da graça e tudo o que há de ruim em nós veio de nós mesmos.
        Mas o verso 18 mostra o que nossos pais nos legaram: “fútil procedimento...”. Não nascemos religiosos, nem bondosos, nem com qualquer intenção de buscar a Deus, de adorá-lo, de amá-lo, etc. Nosso procedimento neste mundo é fútil, inútil e completamente sem valor para Deus. Olhe um Nicodemos, não parece ser tão útil e tão cheio de capacidade teológica? Mas o que Jesus diz para ele e todo o povo judeu? “Necessário vos é nascer de novo!” (João 3). Olhe um Saulo de Tarso, veja a extensão do seu conhecimento, sua capacidade em manejar os escritos de Moisés e assim ensinar nas sinagogas? Para nós em nada esse homem herdou futilidade de seus pais. Mas após sua conversão ele mesmo responde ao confessar que tudo aquilo que recebera não passava de lixo (Filipenses 3:7,8).
        E eu e você? O que somos? Deixe a Palavra de Deus responder: “menos do que nada” (Isaías 40:17). Você sabe o que significa ser “menos do que nada?”. É simples: Escreva um zero num quadro negro e depois o apague, e assim você saberá o que significa ser um nada. Falo isso porque precisamos nos humilhar perante o Senhor da glória, e eu sei que este é o caminho mais difícil, aterrorizante para nós orgulhosos filhos de Adão. Gostamos de ser lisonjeados e a religião moderna traz consigo muitas vaidades para que sejamos ainda mais enfeitados e arrogantes. Mas a verdade não mudou e há de ser assim para sempre. Nós viemos do berço adâmico para causar um verdadeiro choque à criação e fazê-la gemer ainda mais (Romanos 8:20). Entramos neste mundo não para trazer felicidade, mas para multiplicar ainda mais os sofrimentos causados pelo pecado. Como Deus há de admirar injustiças? Como Deus há de impressionar-Se com a impiedade?
        Então, olhe agora amigo e veja a cruz, veja aquele que ali foi entregue para salvar perdidos como eu e você!
       

Nenhum comentário: