segunda-feira, 8 de junho de 2015

O ALTÍSSIMO PREÇO PAGO (19)




“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais. Mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha” I Pedro 1:18,19).
A APRESENTAÇÃO (verso 19)
        Caro leitor, somente o sangue de Cristo é precioso para Deus, porque é sem defeito e sem mácula, tendo completa e perfeita aprovação do Pai e de nada mais precisando para remir o pecador. A satisfação de Deus com respeito ao sangue do Seu Filho é suficientemente eterna, de tal maneira que é abominação apresentar outro meio ao Pai. Mas, onde acharíamos outro Salvador? Não é preciso que miremos bem a satisfação de Deus? Nada mais há para pagar, nem sequer um centavo de dívida. Tem um só mediador entre Deus e o homem e quem é esse perfeito mediador? Cristo Jesus Homem e pronto! Não procurarei mostrar um mediador que agrade os pecadores, porquanto eles mesmos não interessam nem sequer um pouquinho por aquele que foi enviado do céu à terra. Devemos saber que Deus está plenamente satisfeito, que há boas novas vindas do céu aos homens, que pleno perdão pecadores podem alcançar e que Deus de fato reconcilia com inimigos por meio desse sacrifício na cruz.
        Tendo visto o valor do sangue para Deus, o Pai, eis que agora conheceremos o plano feito na eternidade: “Conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo...” (verso 20). Veja caro amigo, que não estamos lidando com acontecimentos que o mundo pode explicar. Ao abrir o cenário da cruz, somos imediatamente transportados da terra para o céu; a nossa sala de aula é completamente diferente daquela que o mundo apresenta; nosso professor é o Espírito Santo, aquele que inspirou as Escrituras. Corações endurecidos não podem aprender nem apreender essas maravilhas, por isso quão necessário é que nos humilhemos. A história da redenção não foi um plano alternativo devido a entrada do pecado. Os planos da  redenção foram idealizados pelo Deus triuno, planejados na santa e bendita reunião de  um Deus que faz todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade.
        Veja o que Pedro afirma, que o sangue do cordeiro foi conhecido antes da fundação do mundo. Que ensino santíssimo, porque parte do lugar santíssimo para nós! Nossos miseráveis pecados não poderiam ser, jamais, tratados se não fosse os planos eternos de Deus tratados de antemão. Ali estava Deus o Pai, vendo aqueles que Ele mesmo, em Cristo os elegeu antes da fundação do mundo (Efésios 1:4), mas a condição deles era terrível e abominável porque todos foram vistos antes cheios de pecado, carregados de culpa, inertes sob o poder da morte e puxados com efeito para o inferno. Nada havia nos eleitos que pudesse atrair a atenção do Pai, porque com a criação eles seriam decididos e prontos para obedecer o mal e rejeitar o bem, amariam o mal e odiaram o Deus de amor. O grande Deus viu tudo isso, e na criação esse cenário veio à tona, quando ali todos os eleitos se dispuseram em Adão cair aos pés de satanás, dando às costas para o Criador e para Aquele que seria o Salvador perfeito deles.
        Então amigo, como podemos duvidar disso? Foi antes da fundação do mundo que o precioso Filho se dispôs a obedecer o Pai; foi ali que Ele amou Seu povo e quis ter esse povo para Si, e assim decidiu vir, criar o céu e a terra a fim de identificar-Se conosco, conhecendo nossa miséria e chegar até à cruz. Que história de amor! Não há preconceito Nele, porque Ele faz questão de usar toda linguagem possível para identificar-Se conosco, sempre declarando desde a criação que nos amou, nos chamando de queridos, de amados Dele e que somos embalados em Seu eterno amor.
        Você pertence a esse Senhor? Você entende o que realmente significa ser crente? Deseja conhecer mais seu Mestre e Senhor e quer viver por Ele e para Ele?

Nenhum comentário: