quarta-feira, 3 de junho de 2015

O ALTÍSSIMO PREÇO PAGO (17)




“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais. Mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha” I Pedro 1:18,19).
A APRESENTAÇÃO (verso 19)
        Caro leitor, quero frisar bem o tema central dessa mensagem aos corações, porque nossa luz deve partir da cruz. Não esqueçamos que satanás luta intensivamente para apagar a mensagem que veio aos nossos corações acerca do Calvário e do Cordeiro que foi morto em lugar de homens e mulheres culpados. Não esqueçamos que nossa natureza tende a desvirtuar a verdade que nos foi entregue da nossa comum salvação. O verso 19 chega como chave de ouro para fechar o assunto, por isso acheguemo-nos perto e humildemente conheçamos nossa provisão, nosso perfeito Salvador e Senhor; cheguemo-nos com reverência, em atitude de adoração, querendo pela fé amá-Lo mais e desejá-Lo em nosso viver a cada instante.
        Em primeiro lugar, encaremos de perto qual foi a provisão de Deus para nossa salvação: “...o sangue de Cristo”. Que lição maravilhosa! Como está completamente distante do raciocínio natural! Como essa verdade está infinitamente longe daquilo que o mundo pode conceber e ensinar por meio de seu sistema religioso! Não é verdade que tal ensino é loucura para os que perecem? Também é uma lição muito humilhante para nós, pois viemos da ligação que tínhamos com o orgulhoso satanás e com suas espertezas religiosas. Caro leitor, devemos ser tomados por essa verdade que nos é mostrada no verso 19, caso contrário seremos empurrados para fora da verdade e tomaremos facilmente o caminho mundano e apóstata.
        O sangue é de Cristo. Não há outro mediador, não há outro substituto, não há outro nome pelo qual importa que sejamos salvos (Atos 4:12). Digo mais que Deus de forma intensiva está mostrando Seu Cordeiro amado e fazendo brilhar Sua imagem de glória perante nossos olhos tão incapazes de mirá-Lo. Ora, em toda Escritura Ele enfatizou a glória desse Seu santo Servo, mas somos tão mesquinhos e mundanos que nem sequer procuramos entender essas coisas e alegrarmos nelas. Veja o que o Senhor falou para os judeus incrédulos e cheios de arrogância religiosa: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (João 5:39). Homens e mulheres abriam diariamente as Escrituras, criam que eram herdeiros da vida eterna, mas não passavam de cegos, levados pelas ruas e avenidas das Sagradas Letras, sem, contudo enxergar as maravilhas da tão grande salvação por meio do Filho de Deus.
        Caro leitor, os crentes modernos são diferentes? São mais teólogos, mais capazes? Claro que não! São piores, porque nem sequer se enveredam no exame da Palavra; não têm tempo para a Palavra de Deus, por isso são levados pelas doutrinas de homens, engabelados pelo fascínio da cultura religiosa. Os crentes modernos nada querem com a simplicidade da mensagem da cruz. Acontece em nossos dias o que aconteceu com a igreja de Corinto, muitos são de Paulo, outros são de Apolo, outros mais simples pertencem a Pedro, etc. Não chegou o momento para um quebrantamento? Caro leitor, olhe, encare pela fé o altíssimo preço pago, porque essa verdade é a única que é poderosa para nos levar à santidade e nos fazer andar na peregrinação rumo ao nosso lar.
        Quem foi que se entregou por nós? Quem foi que desceu do céu, se humilhou e foi obediente até à morte? Quem foi que desde a eternidade se dispôs a nos amar e dar-Se a Si mesmo para que nós fôssemos livres do pavor da morte e para que nós pertencêssemos a Ele para sempre? Medite nisso caro leitor e abrigue agora pela fé nessa tremenda verdade.

Nenhum comentário: