sexta-feira, 5 de junho de 2015

O CONSTANTE CHAMADO (12)




“O Espírito e a noiva dizem: vem! Aquele que ouve diga: vem! Aquele que tem sede: venha e receba de graça a água da vida” (Apocalipse 22:17).
PARA QUEM A MENSAGEM É DIRIGIDA: “...ao que tem sede...”.
        Amigo leitor, veja como a Palavra de Deus sempre mantém sua tocante chamada aos pecadores. Aliás, a Bíblia é assim, é uma voz que jamais para de falar ao mundo, de anunciar a tão grande salvação a todos os homens. Mesmo em Apocalipse, mesmo diante de uma poderosa mensagem de juízo que desencadeará neste mundo nos tempos finais, a mensagem constante é: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça...”; “...ao que tem sede...”. Veja amigo, que o cap. 21 nos abre o cenário celestial, nos mostra em linguagem bem figurativa aquilo que o mundo aqui precisa ver – o rio de água viva. O mundo sempre está olhando aqui em baixo, sempre mirando esse horizonte de engano  e de sedução, assim como a visão de Sodoma foi bela para Ló e sua família. O mundo quer mirar bens mundanos, lauréis que aqui findam, mas a mensagem abre o cenário celestial para mostrar o Rio de água viva que sai do trono e a árvore da vida.
        Eis o convite aos perdidos: “...ao que tem sede...”. A mensagem é sempre a mesma como vemos em Isaias 55:1: “Ó vós que tendes sede, vinde às águas...”. Que mensagem, que convite de compaixão! Caro leitor, não há uma situação tão terrível para os homens neste mundo do que quando eles estão sem água. Dizem que alguém pode passar muitos dias sem comida, mas sem água, no máximo três dias. Por essa razão nosso Senhor usa essa linguagem para descrever a situação na qual se encontra as almas neste mundo. Quando Davi disse que calou-se, não confessando seus pecados, eis que sua alma entrou num estado de terrível sequidão: “...o meu vigor se tornou em sequidão de estio” (Salmo 32:4).
        A linguagem usada pela Bíblia para descrever o estado de uma alma, sem qualquer vestígio de água, me faz lembrar uma viagem que fiz muitos anos atrás no sertão nordestino, vendo aquela terra completamente seca, rachada pela falta de chuva. É assim que se encontra o homem no pecado. É claro que para com milhares satanás se ocupa em mantê-los entretido, satanás dá-lhes seus “refrigerantes” mundanos, tapando sua situação interna. Quando Deus revela o estado interior do homem, quando Deus descobre as almas eis que de repente os homens começam a vivenciar sua miséria, suas almas extremamente ressequidas, sem qualquer fruto, como um deserto, árido sem qualquer sinal de chuva.
        Caro leitor, o que acontece com os homens neste mundo? O evangelho em seu simples convite aos pecadores declara que estão precisando da água viva: “...aquele que tem sede...”. Será que têm aqueles que não têm sede? Será que homens e mulheres vão retrucar contra a mensagem de amor do Senhor? Pode os homens argumentar contra Deus e afirmar que Ele está enganado, que não é bem isso que os homens precisam? Mas aqui quero mostrar o que o pecado faz no íntimo, porque o pecado prostrou os homens neste deserto mundano e eles nem sequer percebem: “famintos e sedentos, a sua alma neles desfalecia” (Salmo 107:5). Não é exatamente isso o que acontece com os homens? Mas eles dizem continuamente que não é verdade, chamando Deus de mentiroso. Tudo isso porque satanás está continuamente lhes atraindo para seu mundo atraente, assim como tentou o Senhor Jesus no deserto.
        Meu caro amigo, a verdade permanece, dentro de você sua alma está desfalecendo agora; você ignora sua situação no coração, mas a verdade é que lá dentro o pecado lhe afunda em medo, consciência pesada, culpa, escravidão a todo tipo de iniquidade. Você sofre lá dentro devido a terrível seca, a ausência de fruto, ao fato que só há miséria no coração. Não é agora o momento para que você se humilhe perante o grande e glorioso Salvador que agora convida pecadores ao arrependimento?

Nenhum comentário: