quinta-feira, 25 de junho de 2015

O PERIGO DE UMA ADORAÇÃO FALSA (9)




“Tem, porventura o Senhor, tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça a Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros”  (1 Samuel 15:22).
O VERDADEIRO CULTO A DEUS.
        Amado leitor, o que realmente significa verdadeira adoração e culto a Deus? Não é melhor analisar tudo o que vemos, sentimos e praticamos à luz das Escrituras? Saul correu para fazer o que queria e pensou que seus planos seriam sucedidos, mas foi surpreendido com a mensagem tão desagradável de Samuel, porque nada, nada mesmo fica encoberto aos olhos Daquele que tudo vê e que sonda o coração (Salmo 139). Digo isso porque sei que em nossos dias temos visto a verdadeira febre espiritual da “adoração a Deus”, aliás, coisas que não eram vistas nem praticadas antigamente por santos e justos, perante os quais somos agora anões espirituais.
        Ao examinar o restante da passagem de 1 Samuel 15, no fechamento do assunto, eis que podemos chegar à conclusão clara e tão coerente com toda Escritura, que a verdadeira adoração primeiramente parte de um coração obediente, conforme as Palavra ditas por Samuel: “...obedecer é melhor...”. Sendo assim podemos afirmar que um coração rebelde não pode adorar a Deus. Saul foi um rebelde, um homem perverso em suas intenções; nada tinha de desculpas, nada podia argumentar dizendo que não sabia, pois não somente era conhecedor do decreto de Deus contra Amaleque, como também recebeu todos os detalhes de tudo o que deveria fazer. Em seu íntimo estava dizendo que já tinha planos bem definidos para mostrar o quanto era grandioso e forte. O que Ele trouxe para ele era um ato de adoração, mas para Deus não passava de profanação, por isso seu culto foi rejeitado, porque primeiramente rejeitou a Deus, como Deus, como Rei, como absoluto Senhor de tudo.
        Amigo, adoração a Deus é fruto de um coração que um dia começou tudo com obediência à voz do Senhor. A mensagem suprema, chamando pecadores ao arrependimento é a mensagem da cruz. Pecadores que jamais foram a Cristo; pecadores que vivem na rebelião, em seus pecados diariamente, mesmo sabendo do fato que Deus enviou Seu Filho a fim de morrer em lugar de perversos, ainda continuam insensíveis ao chamado do evangelho, certamente não podem adorar a Deus. A vida de um crente começou na obediência e continua na obediência, pois Deus tem como filhos homens e mulheres obedientes à Sua voz.
        Saul era um homem arrogante, jamais foi humilhado e transformado em um novo homem, por essa razão era incapaz e completamente incompetente para adorar a Deus. Cerimonialmente era impuro, porque sua impureza estava marcada lá no íntimo. Homens como Saul querem ditar as regras de adoração, querem formular o estilo de culto que segundo eles Deus tem que aceitar. Adoração, entretanto é um ato de humildade, de um coração sincero, que ama e teme ao Senhor. O verdadeiro adorador teme e treme perante Aquele que reina no céu e na terra. Também, obediência revela a genuína fé, porque é pela fé que os santos vivem e querem agradar a Deus. A fé bíblica pauta o caminho da Bíblia e desse caminho jamais se afasta; a fé bíblica se alimenta da verdade e se fortalece nessa verdade.
        Mesmo que seja cheio de falhas, o adorador reconhece isso e por isso depende inteiramente de Deus. Se olharmos a diferença entre a vida de Saul e a de Davi, a diferença é bem clara entre alguém que realmente adorava a Deus e vivia em Sua dependência, e o viver de um ímpio, o qual queria o reinado para si mesmo, por isso sempre corria de buscar a direção de Deus. Davi foi cheio de terríveis falhas, mas em humildade e submissão jamais deixou de dar a Deus o lugar de Deus em sua vida e em seu reino, mesmo que lhe custasse a morte.  

Nenhum comentário: