quarta-feira, 10 de junho de 2015

ADORAÇÃO OU PROFANAÇÃO? (9)




“O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu, continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá. Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos conhece? Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe”. ISAÍAS 29:13-16
A REALIDADE DO CORAÇÃO “...mas o seu coração está longe...”
        Caro leitor, prossigo em afirmar que quando a adoração a Deus não vem de um coração cheio de um temor obediente, eis que a pessoa está distante de Deus, embora esteja fisicamente pareça estar na presença Dele. Vejamos o que diz o texto, porque haverá uma aparência de temor, mas será apenas aparência. No texto vemos como Israel fundamentava sua adoração em mandamentos dos homens. Aqueles religiosos eram bem criteriosos quanto a tudo que seus líderes lhes ensinavam. Foi assim com fariseus, porque o sistema religioso nos dias do Senhor aqui na terra seguia esse sistema legalista e o povo praticava aquilo com prazer. Ele eram rigorosos em tudo o que a religião judaica ordenava, mas viviam longe de Deus e da verdade absoluta conforme o ensino do Velho Testamento.
        Caro leitor, como os homens em todo tempo agem assim. É incrível como a natureza corrompida acha que pode manipular Deus e se sente bem com isso. Os homens gostam de seguir normas externas e acham que são de tremendo valor, porque tal adoração é melhor, mais fácil e mais adaptável aos padrões da carne. Por essa razão homens e mulheres se adaptam bem aos costumes empreendidos por líderes religiosos. Mas, quão perigosa é essa adoração! Não passa de profanação, porque não é realizada em espírito e em verdade. Nada o pecador tem debaixo dos seus pés, nada da Rocha dos séculos; nada de alicerce bíblico. Não tendo a verdade como fundamento, eis que a adoração será carnal e não espiritual. Podemos lembrar bem de Saul, porquanto seguiu tal caminho da rebelião e pensou na carne que estava adorando a Deus com aquilo que trouxera dos midianitas (1 Samuel 15). Mesmo que fora mostrasse boas intenções, seu coração não era do Senhor, por isso Samuel bem claro que aquilo era culto aos ídolos e não a Deus. Aquela adoração que parecia ser festa mostrou ser motivo da ira, da fúria de Deus, porquanto um homem desobedeceu Sua voz.
        Caro leitor, veja bem se sua adoração a Deus está firmada na verdade bíblica; veja se você realmente tem a Palavra de Deus como o firme fundamento da sua fé. Lembre-se que o Senhor não aceita aparência, não é levado pelo sentimentalismo religioso inventado pelos homens em nossos dias. Ou a adoração é firmada na verdade, ou tudo não passa de mentiras. Chegar perante Deus sem a humildade e gratidão de um coração que foi santificado pela graça salvadora é profanação e não adoração. Deus não abriu novos caminhos, não criou outros meios chegar a Ele. O mediador é Seu Filho e somente almas arrependidas podem entender isso no íntimo. Tudo começa na salvação, tudo começa com corações arrependidos que chegam ao Senhor buscando Nele a reconciliação mediante Seu sangue.
        Por essa razão, encerro esta página convidando meus leitores a um exame de sua fé, para ver se essa fé é a genuína fé, se veio de Deus ou veio dos homens. Foi o Espírito de Deus que encheu seu peito dessa convicção pautada nas Escrituras? Se foi isso, então você é um adorador. Caso contrário você está longe de entender a verdadeira adoração, mesmo que pareça bela, atraente e muito espiritual.

Nenhum comentário: