segunda-feira, 15 de junho de 2015

O PERIGO DE UMA ADORAÇÃO FALSA (1)




“Tem, porventura o Senhor, tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça a Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros”  (1 Samuel 15:22).
                                   INTRODUÇÃO:   
        Caro leitor, não podemos esquecer que, da mesma maneira que os verdadeiros crentes adoram ao Senhor em Espírito e em verdade, a natureza carnal quer oferecer seus perigosos cultos, não a Deus, mas aos seus ídolos. Ninguém pode adorar a Deus, a não ser que tenha nascido de novo e seu corpo seja habitação do Espírito de Deus, caso contrário, toda adoração será como a de Saul, mesmo que aparentemente seja tão bela, bonita, religiosa e aceitável aos homens. O que importa na adoração não é o quanto eu estou me sentindo bem e que em tudo aquilo me agrada, mas sim em quanto sou eu obediente à Palavra do Senhor, conforme Ele ordena, seguindo os padrões das palavras faladas ao perturbado rei de Israel, palavras faladas por Deus através do Seu fiel profeta Samuel.
        Precisamos ser acordados para essa verdade, porque em nossos dias reina o mesmo sistema de culto empreendido por Saul. Tudo o que se intitula “evangélico” em nossos dias aparece bem coroado de tanta “adoração” que parece os modelos antigos não passam de cultos destituídos de valores espirituais. Não estou me agarrando aferradamente a tais modelos de adoração, mas estou questionando agora o modelo atual, o qual, comparado com o antigo parece ser extraordinariamente superior e aceitável a Deus. Será que isso é verdade? Posso mostrar mediante o texto de 1 Samuel que Saul pensava assim também; tudo parecia aos seus olhos que ele havia conquistado o coração de Deus e que o profeta Samuel o receberia com a coroa da vitória assim que chegasse aos solos de Israel carregando tantas amostras que seriam usadas para tal adoração.  
        Quanto engano! Quando estamos compenetrados no conhecimento do Deus da bíblia, certamente veremos sua imutabilidade em Seus planos, e como Ele mesmo estabeleceu Seu sistema de adoração. Saul não passava de um ímpio, por essa razão estava desqualificado para entrar nos planos bíblicos de Deus, a fim de que pudesse adorar ao Senhor de Israel com adoração obediente. A destruição dos Amalequitas não foi um plano de Deus daquele momento, pois o Senhor já tinha ordenado tal destruição desde os dias de Moisés, e que tudo já tinha sido marcado nas Escrituras (Deuteronômio 25:17-19). Um ímpio como Saul ignora as Escrituras, por essa razão não sabe o que realmente significa adorar a Deus. Para corações não santificados obediência irrestrita a Deus não cabe em seu coração tão endurecido pelo pecado.       
        Caro leitor, como somos enganados e enganosos, precisamos conhecer as tendências da natureza em querer ludibriar a Deus com um sistema religioso inaceitável aos olhos do Senhor. Devemos entender que Deus não aceita nenhuma adoração se não for pelos meios estabelecidos por Ele mesmo. Milhares de pessoas vivem confinadas a esse sistema moderno que eles chamam de adoração, mas rejeitam a Palavra de Deus assim como Saul rejeitou. Oh! Como o Senhor rejeita isso! Veja o rei Saul! Ele está vindo acompanhado dos seus soldados e trazendo consigo o rei dos Amalequitas que fora capturado, assim como milhares de ovelhas, gado e outros animais. Saul trouxe tudo para adorar a Deus e será que Deus há de rejeitar isso?
        Mas não é assim que a adoração moderna funciona? Veja tantos aparatos, instrumentos caros, muito som, muita festa e muitas pessoas atraídas! Ora, por que rejeitar isso? Mas tudo isso está em pleno acordo com a verdade revelada? Tudo isso parte de corações obedientes ao comando da Palavra?

Nenhum comentário: