terça-feira, 16 de junho de 2015

O PERIGO DE UMA ADORAÇÃO FALSA (2)




“Tem, porventura o Senhor, tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça a Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros”  (1 Samuel 15:22).
INTRODUÇÃO:      
        Caro leitor pretendo prosseguir um pouco mais na introdução desse assunto que considero de tremenda importância para nossos dias tão afastados da pureza bíblica e consequentemente da verdadeira adoração ao Senhor. Estamos vendo na vida do rei Saul como ele fora em seu coração ludibriado pelo engano do pecado, ao pensar no íntimo que poderia oferecer a Deus sacrifícios derivados dele mesmo e não de uma atitude de obediência pronta e imediata, o que tanto o Rei dos reis exige de Seus súditos.
        Quero pautar esse assunto mostrando aos meus leitores o quanto Deus requer obediência absoluta daquilo que Ele ordena. Digo isso porque sei o quanto a Palavra de Deus tem sido colocada de lado, como algo insignificante na linguagem evangélica. Ela só serve naquilo que realmente venha satisfazer os interesses profanos e carnais. Mas a verdade segue firme que ao lidar com as Escrituras, estamos lidando com o Reino de Deus, e onde há um reino é porque há um rei. Ora, o mundo moderno quer construir seu sistema evangélico sobre uma base de democracia e não de teocracia. Mas a verdade é que os homens nunca quiseram e jamais vão querer a autoridade de Deus sobre eles (Salmo 2). Mas ao abrir as Sagradas Letras vemos Deus em Seu trono de glória, majestade e soberania e nós os homens na posição subordinada de servos. Ao falhar em obedecer prontamente o Rei dos céus eis que as consequências serão terríveis, assim como aconteceu com Saul. Vamos, portanto checar alguns exemplos bíblicos antes de entrar nos detalhes do assunto.
1.     Foi dado a Moisés todos os detalhes vindos do céu para a construção do tabernáculo, conforme vemos em Êxodo a partir do cap. 25. Não era para Moisés fazer o tabernáculo do jeito dele; não era para ele reunir com a liderança de Israel para traçar os planos, mas sim para receber diretamente de Deus a planta inteira para aquela construção sagrada. Isso é para que nós saibamos o quanto é algo sério obedecer a voz de Deus em todos os aspectos, especialmente no que tange à adoração a Ele.
2.     Os dois filhos de Arão – Hofni e Finéias foram mortos por terem introduzido fogo estranho no altar (Levítico 10). Aqueles dois jovens não acreditaram na veracidade das ordenanças de Deus no tocante às leis das cerimônias praticadas no tabernáculo; eles achavam que podiam servir a Deus de qualquer jeito, que podiam introduzir fogo de fora, fogo estranho no lugar santo. Que engano fatal! Não é assim também com muitos? O sistema de adoração vista no movimento evangélico hoje até parece algo surreal, porque obscurece todo o sistema de adoração ao Senhor praticada pelos Seus servos em todo tempo. Mas, veja bem o que aconteceu, porque aquilo que parecia ser tão inocente e puro, não passava de afronta ao Senhor, causando assim a imediata morte dos dois jovens.
3.     Uzá foi morto por causa de um procedimento errado de Davi (1 Crônicas 13). Veja no texto que Davi errou ao conduzir a Arca da Aliança num carro de bois, mesmo que fosse novinho, mas a verdade é que Deus jamais muda, porque a Arca deveria ser levada nos ombros dos levitas, homens escolhidos para isso. O que aconteceu? Aquele moço Uzá, foi morto por sua irreverência em tocar na Arca do Senhor.
        Trouxe esses exemplos a fim de ajudar meus leitores, encaminhando-os para a verdadeira adoração a Deus. Vejo poucos crentes zelosos com a verdade em nossos dias, por isso quero ajudar meus irmãos em Cristo a fugir desse perigo, porquanto o Senhor sempre levou e há de levar à sério a Sua Palavra.

Nenhum comentário: