terça-feira, 23 de junho de 2015

O PERIGO DE UMA ADORAÇÃO FALSA (7)




“Tem, porventura o Senhor, tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça a Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros”  (1 Samuel 15:22).
OS PROPÓSITOS OCULTOS NO CORAÇÃO DE SAUL
        Caro leitor, o culto moderno, à semelhança de Saul, pré-estabeleceu o seu próprio conceito de adoração em seus cultos. É exatamente isso que o homem natural faz em seu sistema religioso, porque sempre tende a passa por cima daquilo que Deus ordena. Não havendo obediência à verdade revelada a adoração não passa de culto aos ídolos, conforme Samuel fez Saul entender. O culto de Saul, mesmo que por fora parecia justo e belo, não passava de abominação; tudo o que ele trouxe para tentar oferecer a Deus era um montão de coisas abomináveis para Aquele que lida com Seus filhos exigindo deles obediência total.
        O que aconteceu com Saul foi que ele, sob o engano de seu coração tentou ser esperto, pois fez de tudo para camuflar-se; trabalhou bem, do seu modo, afim de que desse uma impressão de que tudo o que foi feito com os amalequitas fosse real obediência. Saul foi além, quis mostrar que podia fazer mais do que aquilo que Deus havia exigido. Sua religião era desse tipo, igual a de Caim, pois não aceitava de forma alguma as santas exigências de Deus. No entendimento de Saul, Deus era para ser visto apenas em questão religiosa, mas quanto ao reino, o trono era dele e não do céu. Ali quem mandava era o rei Saul e não o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
        Mas é exatamente o que os homens pensam de Deus, pois em sua natureza tão corrompida pelo pecado lida assim. Em nada Deus é o Senhor, em nada admitem a liderança de Deus em suas vidas, em seus negócios, em suas emoções, em seu dinheiro, em seus lares, etc. Homens no pecado tomam os costumes bíblicos como camuflagem para encobrir suas intenções malignas, mantendo-as sempre ocultas no coração. Foi assim com Saul, pois ele entendia bem o que era o sacrifício judaico, por isso entendeu que ao trazer tantos bois, ovelhas e carneiros para serem oferecidos como sacrifícios, Deus certamente aceitaria aquilo e o receberia em paz. Quanto engano! O rei Davi pensou o mesmo quando por um ano tentou encobrir seus pecados, tentou ser o mais zeloso possível, tentou mostrar que era o mesmo encobrindo seus pecados, até que o profeta se apresentou perante sua face e mostrou-lhe que Deus já sabia de tudo e que as consequências seriam desastrosas como de fato foram.
        Meu caro leitor, lembremos bem que a verdadeira adoração a Deus parte de um coração sincero em fé e em plena disposição de obediência à Sua Palavra. Vivemos em dias quando satanás tem colocado à disposição dos homens muitos meios para serem usados como disfarces. Assim ele consegue manter os homens calmos e quietos em seus pecados. Não é adoração quando claramente dirijo meu viver contra os princípios santos da Palavra; não é adoração quando ainda vivo escravizado ao meu egoísmo e dominado por qualquer pecado na vida; não é adoração quando sou induzido pela carne e pelas emoções, ao invés de ser guiado pela fé e orientação bíblica. Deus exige obediência completa, total.
        Para Deus o rei Saul faria bem o serviço contra os amalequitas se obedecesse cem por cento. Era para destruir o povo todo, ninguém poderia viver, nem mesmo as criancinhas, muito menos o rei Agague. Os animais semelhantemente estavam juntos debaixo da fúria, do brasume da ira de Deus, assim como estavam Sodoma e Gomorra (Gênesis 19). Qualquer ato de desobediência era  uma declaração de um coração incrédulo que Deus era cruel, que Deus era injusto, que o reinado Dele não serve e algo deve ser modificado daquilo que Ele exige.
        Meu caro leitor, o culto que você oferece a Deus é verdadeiro culto? Segue os padrões da Santa e Bendita Palavra Dele?
       

Nenhum comentário: