quinta-feira, 18 de junho de 2015

ADORAÇÃO OU PROFANAÇÃO? (13 de 13)




“O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu, continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá. Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos conhece? Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe”. ISAÍAS 29:13-16
A GRANDE AMEAÇA PARA OS FALSOS ADORADORES.
        Caro leitor, o que vemos no texto são as ameaças de Deus pairando sobre a cabeça de um povo que ao invés obedecer a Deus, queria fazer aquilo que mais lhe agradava, queria satisfazer as suas paixões e prazeres, por isso profanava o Senhor ao invés de adorá-Lo. Devemos saber que não ir a Deus pelo caminho certo não é adoração, mas sim perversão. Por esse fato Deus vindica Sua glória: “Vós tudo perverteis...”. Que situação aquele povo havia se metido, pois estava brincando com o Deus de Israel!
        Os homens modernos estão fazendo o mesmo, porque quando nos afastamos da verdade bíblica, na realidade estamos pervertendo tudo. Adoração a Deus só acontece quando trilhamos com humildade o caminho da obediência à Sua Palavra. Não há meio termo, não há como mudar as coisas de Deus. Não ir a Deus pelo caminho certo e seguro do arrependimento e da humilhação, é o homem encobertamente mostrando seus atos perversos em sua religião.
        Quando a adoração não passa de profanação, eis que é uma tentativa do homem de humilhar Deus e colocá-Lo numa posição inferior. Foi assim com Caim, pois queria forçar Deus a aceitar seu próprio método de adoração e de salvação. É o idólatra se disfarçando; é o soberbo cheio se justificando; é o barro ironizando o Oleiro; é um insulto disfarçado ao caminho estreito. Meu amigo, A adoração começa na cruz, porque é ali que vejo minha condenação merecida e que alguém ocupou meu lugar morrendo por mim. É dali que brota a verdadeira canção do salvo; é da verdade da cruz que nasce a poesia do coração humilhado que se aquietou nos braços do grande Redentor.
        Veja o que o Senhor diz no texto a respeito da atitude do falso adorador: “...Acaso o oleiro há de ser reputado como barro...?”. O que está acontecendo em nossos dias é que homens e mulheres estão tentando manipular Deus, porque a insensatez do coração os leva a pensar que Deus é semelhante aos homens. Homens e mulheres disfarçados tentam passar por espirituais, querem afirmar que são mais santos que os verdadeiros santos, que são mais espirituais do que aqueles que realmente andam com Deus em obediência. Mas o que acontece é que por dentro são mundanos, mentirosos e cheios de torpe ganância. O que acontece é que homens e mulheres estão tentando forjar outro caminho, um caminho que segundo o coração dos homens é melhor do que o caminho da cruz.  Mas Deus mudou? Não! É o mesmo Senhor, o qual ordena a todos, homens e mulheres que se arrependam e convertam a Ele de todo coração, se realmente estão querendo o perdão de seus pecados.
       











Nenhum comentário: